31/08/2022 13:58:55
Alagoas
Agentes de saúde de Maceió fazem protesto e cobram implantação do piso salarial
Atendimentos na Secretaria Municipal Gestão e de Economia de Maceió foram suspensos nesta quarta-feira em razão do movimento da categoria
ReproduçãoOs atendimentos foram suspensos para garantir a segurança de todos que estavam no prédio
Redação por Jamylle Bezerra (Gazetaweb)

Os atendimentos na Secretaria Municipal Gestão e de Economia de Maceió foram suspensos, na manhã desta quarta-feira (31), após a sede da pasta ser ocupada por agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que cobram a implantação do piso salarial nacional da categoria, dentro do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que ainda não começou a ser pago na capital alagoana.

De acordo com os profissionais, a Prefeitura Municipal apenas implantou uma complementação salarial após a aprovação da lei que estabelece o piso, contrariando a legislação. Na semana passada, os profissionais já haviam paralisado os serviços para cobrar o pagamento do piso nacional, mas não houve avanço nas negociações com o município.

Antes de chegarem à sede da Secretaria, os servidores fizeram caminhada pelas ruas do Centro de Maceió para alertar a sociedade a respeito da reivindicação dos trabalhadores.

"Os agentes ocuparam a secretaria hoje porque tem sido descumprida pela Prefeitura de Maceió a Emenda Constitucional 120, que prevê que esses trabalhadores têm direito a um piso salarial profissional nacional, como manda a Constituição", afirma Maurício Sarmento, diretor do sindicato da categoria.

Por meio de nota, a Prefeitura de Maceió lamentou a ocupação da pasta pelos servidores, destacando que os atendimentos foram suspensos para garantir a segurança de todos que estavam no prédio. O município alegou ainda que já tem feito o pagamento do novo piso salarial.

Confira a nota abaixo:

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Gestão e de Economia de Maceió (Semec), em respeito aos servidores que estão trabalhando arduamente e para preservar sua integridade física, informa que encerrou o expediente desta quarta-feira (31)..

As Secretarias reconhecem a legitimidade de movimentos que reivindicam direitos, mas recebem com surpresa e tristeza a manifestação dos servidores nesta data, com a utilização, inclusive, de explosivos; já que as tratativas para a reestruturação da carreira estão em curso, inclusive com prazos acordados entre representantes da categoria e a gestão.

Vale registrar que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos.

Por fim, as Secretarias lamentam e pedem desculpas aos demais servidores que procuraram o órgão nesta quarta (31) e aos demais cidadãos que estavam presentes na sede da Semec durante a manifestação. Os serviços serão retomados quando for possível garantir a segurança dos servidores e demais usuários.

Fonte: Gazetaweb

 

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.