Na tarde desta quarta-feira (21), durante entrevista coletiva transmitida em Live nas redes sociais, o Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), apresentou, os dados atualizados da matriz de risco que mostram controle da pandemia do novo coronavírus no Estado de Alagoas. Segundo o governador, o Estado permanece na fase azul. O Novo decreto será publicado nesta quinta-feira (22), mas só passa a valer a partir da segunda-feira (26).
Renan Filho apontou estabilidade da doença na Capital e no interior de Alagoas, que permanecem na fase azul, com risco moderado. “Alagoas está caminhando para a fase verde, de risco controlado, e para o novo normal”, disse.
Os dados apresentados pelo Governador nesta quarta-feira, não apresentam elevação de óbitos, bem como de ocupação de leitos específicos para tratamento da doença.
De acordo com Renan Filho, na última semana, o interior teve nove óbitos, contabilizando a semana com menor número de óbitos, desde o pico da covid-19. Já na semana 25, (pico)foram registradas 120 mortes, no interior do Estado.
Já em relação ao Estado, o Governador relatou que Alagoas apresenta um número superior a 10 leitos exclusivos para covid-19 para cada 100 mil habitantes.
O que será flexibilizado
No novo Decreto que será publicado nesta quinta-feira (22), haverá flexibilização como por exemplo o retorno das aulas para adultos, pessoas acima de 18 anos, nos níveis superior e profissionalizantes. Já sobre o retorno das atividades para crianças, Renan Filho disse que vai aguardar o impacto do retorno das aulas dos adultos para definir o caminho da educação de crianças e jovens. “ vamos verificar o impacto nas aulas do retorno com os adultos para definir o caminho na educação de crianças e jovens”, destacou.
As aulas para adultos, já estão autorizadas as retomadas a partir da próxima segunda-feira (26). Mas, obedecendo o pensamento de cada município, pois de acordo com o Governador, cada município tem autonomia de definir sobre o retorno das aulas.
Também estão autorizadas, atividades esportivas físicas coletivas em pequenos grupos, e em academias. A expectativa é que a partir do final do mês de outubro as visitas ao sistema prisional de Alagoas sejam retomadas. Cinemas e teatros ainda não serão autorizados a funcionar neste novo Decreto, e seguem em avaliação.
A vacina
O Secretário de Saúde Alexandre Ayres, disse que há uma expectativa de vacinar os alagoanos do grupo risco em janeiro de 2021.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222