29/06/2023 14:04:13
Alagoas
Bandidos invadem Sociedade de Medicina e levam peças raras
Foram levados cerca de 500 itens, como alguns que contam parte da história da Medicina no estado, móveis e equipamentos eletrônicos
Reprodução TV PajuçaraMuseu de Medicina, no centro de Maceió, ficou destruído após ação de bandidos
Redação com Gazetaweb

O prédio da Sociedade Alagoana de Medicina, situado na Rua Barão de Anadia, próximo à Praia da Avenida, no centro de Maceió, foi alvo da ação de criminosos na madrugada desta quinta-feira (29). Do local, foram levadas cerca de 500 peças, dentre objetos que contam parte da história da Medicina no estado, móveis e equipamentos eletrônicos, como aparelhos de ar-condicionado e computadores.

A suspeita é que os criminosos entraram no local, que funciona como um museu da Medicina, após quebrarem o vidro de uma janela. Lá, recolheram não só os objetos do museu, mas também, destruíram parte da estrutura e quebraram inúmeros itens.

A Polícia Civil (PC) e o Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para que a perícia fosse realizada no local e o caso possa ser investigado.

Para o presidente da Sociedade Alagoana de Medicina, Fernando Gomes, o prejuízo causado pelo ato criminoso é histórico, tendo em vista que a maioria dos objetos levados é relíquia datada dos séculos XIX e XX e que não tem valor de venda no mercado. Ele apela para que os receptadores das peças devolvam o material.

"O nosso museu é uma joia rara do Brasil. Foi cunhado por mestres da Medicina de Alagoas, como o professor Agatângelo Vasconcelos, Milton Hênio e Ib Gato Falcão. São objetos únicos, que não têm valor de mercado, como uma caixa usada para amputação de membros no século passado", conta.

A expectativa, agora, é que imagens de câmeras de monitoramento situadas no entorno do prédio da Sociedade Alagoana de Medicina ajudem a identificar os suspeitos do ato criminoso. Relatos de pessoas que passaram pelo local dão conta de que, ainda no início da manhã, havia movimentação de pessoas retirando objetos do local.

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.