O Hospital Metropolitano do Agreste irá atender moradores do 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, beneficiando 1.026.693 moradores da região. O governador Renan Filho e o secretário executivo de Saúde, Marcos Ramalho, autorizaram o início das obras na quinta-feira (28). A nova unidade, localizada na cidade de Arapiraca, no bairro Canafístula, será mais um ponto de referência para atendimentos de Média e Alta Complexidade.
Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras, o governador Renan Filho enfatizou os benefícios que a nova unidade trará para região. “Isso é muito significativo e vai gerar três mil empregos diretos em um futuro próximo, 600 durante a obra. Vai ser fundamental para que Arapiraca ajude a atender toda a II Macrorregião de Saúde, que engloba o Agreste, Sertão e o Baixo São Francisco”, salientou o gestor.
O hospital vai contar com 256 leitos, dos quais 38 leitos serão de urgência e emergência, 38 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sala de recuperação. A unidade vai contar, ainda, com mais 180 leitos de internação e isolamento. Terá também um bloco cirúrgico, além do setor de diagnóstico por imagem, com aparelhos como tomógrafo, Raios-X e ressonância magnética. A construção será feita em uma área de aproximadamente 25 mil m², com investimento do Governo do Estado da ordem R$ 169 milhões.
O secretário executivo de Ações de Saúde, Marco Ramalho, afirmou que a nova unidade hospitalar será um importante e estratégico reforço na rede pública. “Hoje é mais um dia da revolução que acontece na saúde de Alagoas. O Hospital Metropolitano do Agreste, assim como acontece em Maceió, vai vir para transformar a vida das pessoas”, comemorou.
Já o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da integração entre Estado e município para realização desse investimento na cidade. “Esse hospital é um compromisso que o governador Renan Filho assumiu desde o primeiro mandato, porque já entendia a necessidade de um equipamento desse porte na nossa região”, lembrou.
Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, salientou, durante a assinatura da ordem de serviço, que o Hospital Metropolitano do Agreste foi um compromisso assumido pelo governador Renan Filho.
Hemocentro – O Hospital Metropolitano do Agreste vai sediar uma nova unidade do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Ela contará com atendimento ao doador na sala de coleta, laboratório de processamento de sangue, sala de transfusão coletiva adulta e pediátrica, e consultórios. A nova unidade também vai contar um setor de diagnóstico por imagem, com ultrassonografia e outros exames.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222