27/09/2021 13:41:15
Alagoas
Detran/AL defende implantação da educação para o trânsito nas escolas do Brasil
Não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica
Divulgação Assessoria
Laís Pita com Assessoria

O DETRAN de Alagoas, através da Chefia de Educação para o Trânsito, realizará a coordenação nacional de suporte pedagógico de projeto piloto para implantação da educação para o trânsito em escolas de ensino fundamental do país, através do programa Observatório EDUCA, do Observatório Nacional de Segurança Viária. Em Alagoas, o município selecionado para receber o projeto piloto foi Arapiraca.

Arapiraca é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do piloto, seguido dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

O Observatório EDUCA é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Infraestrutura, através da atual Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), Ministério da Educação e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Para viabilizar o piloto do EDUCA, foi criada uma rede liderada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com a meta de alcançar 300 mil alunos. Para exercer a coordenação nacional de suporte pedagógico do piloto, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) selecionou a observadora certificada e servidora do DETRAN de ALAGOAS, Edira Soares, que é a atual Chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do DETRAN de Alagoas.

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de cinco Estados Brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No Estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e cinco da rede estadual.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca e da 5ª. Gerência Regional de Educação de Arapiraca, está prevista a participação no programa de 11.689 alunos. Atualmente em todo o país 2.700 educadores estão sendo capacitados na plataforma EDUCA, dos quais 310 são de Arapiraca e, na quarta-feira, dia 29/09, às 10h, a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Educação e SMTT Arapiraca, realizará o lançamento local do projeto, no espaço SMTT Arapiraca Para Você, localizado no Bosque das Arapiracas, contando com a participação do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), nas pessoas do presidente, José Aurélio Ramalho, e do Diretor de Relação Institucionais, Francisco Garonce.

A metodologia do programa Observatório EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a Base Nacional Curricular Comum de Educação (BNCC), onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

Sendo assim, não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica. A metodologia do projeto está alinhada também com o Pilar 04 do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PENATRANS), que trata das iniciativas de Educação para o Trânsito a serem implantadas no país.

A Gestão do Piloto em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas.

Durante todo o piloto o Observatório dará suporte remoto ao programa através de sua coordenação nacional de suporte técnico pedagógico e o município também poderá contar com o apoio de Observadores Certificados do Estado de Alagoas.

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.