Dois tipos de variantes do coronavírus (vírus SARS-CoV-2) foram identificados em Alagoas: a brasileira P.1 e a variante do Reino Unido, chamada de B.1.1.7. Os dados são do Ministério da Saúde. Em fevereiro, a variante brasileira foi detectada em duas pacientes do interior de Alagoas, uma de Viçosa e outra de Anadia.
Até 27 de março, Alagoas registrou 23 casos de variantes do coronavírus, sendo 22 pessoas contaminadas pela variante brasileira e um caso da variante do Reino Unido. O Ministério da Saúde não informou em que municípios as variantes foram identificadas.
Dos 23 casos de Alagoas:
Caso importado ou com vínculo com local de circulação - 2 casos de P1 e um caso de B.1.1.7
Caso sem vínculo com área de circulação - 16 casos de P1
Casos com investigação epidemiológica em andamento - 4 casos de P1
Sobre as três variantes que mais preocupam todos os países do mundo, a brasileira, a do Reino Unido e a da África do Sul, o Ministério da Saúde alerta que são mais transmissíveis.
"Estas variantes de atenção e/ou preocupação (VOC) são consideradas preocupantes devido às mutações que podem conduzir ao aumento da transmissibilidade e ao agravamento da situação epidemiológica nas áreas onde forem identificadas ", diz um trecho do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde da semana epidemiológica 12.
Amostras confirmadas para Covid-19 de pacientes de Alagoas, por meio do teste RP-qPCR, são enviadas para laboratório de referência no Rio de Janeiro, que faz o sequenciamento genômico e outras análises complementares.
Desde o início da pandemia, Alagoas registrou 154.819 casos confirmados e 3.598 mortes por Covid-19.
Fonte: G1 Alagoas
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222