10/10/2023 17:10:16
Alagoas
Eclipse solar anular poderá ser observado em Maceió neste sábado
Recomendação é que fenômeno não seja visto a olho nu
REUTERS/Tim ChongA lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu
Redação com G1/AL

Um evento astronômico poderá ser observado no céu de Maceió neste sábado (14), só que não a olho nu. O eclipse solar anular, o "anel de fogo", poderá ser visto a partir das 15h32 através de observação telescópica.

O eclipse atingirá seu auge às 16h28 e deve durar até as 17h17. Não se deve olhar diretamente para o sol por risco de danos irreversíveis à retina (veja orientações mais abaixo). O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil.

 

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e o Instituto de Física (IF) da Ufal vão oferecer a observação telescópica gratuita no Mirante de Santa Terezinha, no Farol. O eclipse solar anular também vai ser transmitido pelo Observatório Nacional através deste link.

Maceió é uma das capitais onde o fenômeno vai ser mais visível - com 82,50% da cobertura do sol. Em Alagoas, outras cidades também terão uma boa visibilidade do eclipse, como Mata Grande (90%), Santana do Ipanema (89,3%) e Delmiro Gouveia (89,2%). 

Eclipse solar não deve ser visto a olho nu

O fenômeno é impressionante e desperta a curiosidade, mas nunca se deve olhar diretamente para o sol durante um eclipse, mesmo com uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outros materiais caseiros.

 

Segundo o Centro de Estudos Astrônomicos de Alagoas, é recomendado o uso de filtros adequados para a observação, sendo o filtro de soldador número 14 ou superior (ISO 12312-2) a opção mais segura.

“Muita gente vai querer apontar o celular para tirar foto diretamente do sol, sem filtros, e isso é muito perigoso, tanto porque pode afetar permanentemente a visão, já que a pessoa que mira o celular acaba, eventualmente, tendo que olhar diretamente para o sol, quanto porque pode danificar o sensor da câmera”, ressalta Elton Malta, professor do Instituto de Física da Ufal.

Veja lista de orientações:

 

Nunca use chapas de raio-x (mesmo várias chapas unidas)
Não use filmes fotográficos
Não use vidro esfumaçado
Não use óculos de sol comum (mesmo vários sobrepostos)
Não use filtro de soldador abaixo do nº 14
Não utilize celulares sem proteção para tirar fotos do sol

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.