A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) realizou, nesta sexta-feira (10), live nos canais oficiais de comunicação on-line da pasta para esclarecer dúvidas dos candidatos sobre os concursos cancelados da Segurança Pública.
Durante a transmissão, o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, reforçou a decisão de cancelamento dos três certames e informou que os trâmites burocráticos para a aplicação de nova prova estão em andamento junto à banca realizadora do concurso. As datas de reaplicação ainda não foram confirmadas, mas devem ser anunciadas na segunda quinzena de dezembro.
O gestor reforçou que é interesse do Estado a conclusão do certame, tendo em vista a necessidade de reforço de profissionais da Segurança Pública. Além disso, o secretário explicou que os candidatos que no ato da inscrição atendiam ao limite de idade de 30 anos, continuarão aptos a assumir a vaga após aprovação.
Outra dúvida recorrente esclarecida durante a transmissão foi sobre a cláusula de barreira, mecanismo adotado pelo Estado que limita a convocação de candidatos dentro do número de vagas previstas no edital, mas que visa garantir maior previsibilidade na convocação dos aprovados e, assim, possibilitar a realização de concursos regulares.
A decisão de cancelamento dos três certames foi tomada após resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil, que revelou, dada a extensão da fraude, a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital.
A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados.
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