26/07/2024 09:24:52
Alagoas
Entenda como funciona a liberação de vagas para emissão da carteira de identidade
Instituto de Identificação de AL estuda maneira de ampliar rede de atendimento, tornando serviço ainda mais acessível
Ascom Polícia Científica
Redação com Agência Alagoas

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) do Instituto de Identificação de Alagoas continua sendo o serviço mais procurado nas Centrais Já! do Estado. Só na primeira semana de implementação do novo sistema, foram registrados 3.635 agendamentos, número 836.86% maior que o serviço de correção cadastral, segundo colocado no ranking de atendimento.

Mas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como é feito o agendamento para atendimento na rede de postos do Instituto de Identificação de Alagoas. A superintendência o órgão reforçou, nesta quinta-feira (25), que existem duas modalidades de agendamento para emissão da nova CIN, que depende da modalidade da unidade de atendimento.

Para as Centrais Já da capital e do interior, o agendamento é totalmente on-line e as vagas são liberadas gradativamente no decorrer da semana, sem horário fixo, sendo necessário ficar atento. A acessar o sistema, a própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) explica como funciona a liberação das vagas.

De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas da segunda-feira e 20% das vagas de cada dia para os outros dias da semana. Já de segunda à quinta, o sistema libera 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, havendo assim mais chances de garantir o novo RG.

Nos demais postos de atendimentos do interior do Estado, que não são Centrais Já!, e nas unidades que funcionam dentro das Centrais Integradas de Segurança Pública (Cisp), e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento é presencial. Os interessados devem comparecer devem comparecer aos postos e agendar o atendimento.

AMPLIAÇÃO

O superintende do órgão, Antônio Ferreira, explicou que mesmo possuindo uma grande rede de postos, a gestão do Instituto de Identificação está buscando alternativas para melhor atender a população.

A superintendência estuda uma forma de ampliar o número de unidades e ações itinerantes beneficiando os cidadãos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos sempre procurando soluções, fazendo parcerias, realizando ações itinerantes com o intuito de facilitar o acesso ao serviço de emissão da carteira para os alagoanos. A pedido do governador Paulo Dantas, buscamos implementar ideias, reestruturar o órgão e modernizar para oferecer um atendimento ágil, seguro e acessível para todos”, afirmou Antônio Ferreira.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.