19/12/2022 11:42:02
Alagoas
Greve de tripulantes não altera operações em Maceió, diz AENA
Segundo a gestora do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, 30 voos estão programados para esta segunda-feira (19)
Reprodução
Redação com Gazeta Web

 Mesmo com a greve dos pilotos e comissários de bordo, deflagrada nesta segunda-feira (19), o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, segue operando sem alterações. Para o dia de hoje, estão programados cerca de 30 voos para a capital alagoana, com operações de pouso e decolagem.

Pilotos e comissários entraram em greve nesta segunda, paralisando as atividades das 6h às 8h (horário de Brasília). A paralisação aconteceu nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza, e já causa repercussões no páis, sendo responsável por atrasar, ao menos, dez voos no Aeroporto de Guarulhos, segundo a GRU Airport.

Os trabalhadores recusaram a proposta de retorno ao trabalho feita junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e aderiram à convocação do Sindicato Nacional dos Aeronautas. De acordo com decisão do Superior Tribunal do Trabalho, 90% dos aeronautas devem continuar trabalhando.

O Sindicato dos Aeronautas reivindica a recomposição das perdas inflacionárias salariais, além de ganho real, “tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas”.

A categoria também requereu melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, como a definição dos horários de início de folgas e proibição de alterações nas mesmas, além do cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

SEM ACORDO

A proposta apresentada pelo ministro do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, previa reposição de 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 0,5%, incidindo sobre os salários fixos e variáveis; porém, foi rejeitada pela categoria.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.