O Hospital Sanatório, no Pinheiro, deve ser evacuado por completo, devido ao alerta de colapso de uma mina da Braskem, localizada no Mutange, nas proximidades da unidade. Ainda durante a madrugada desta quinta-feira (30), cerca de 80 pacientes foram remanejados por precaução. Já nesta manhã, outros 20 devem ser levados para novas instalações da capital.
O secretário Municipal de Saúde (SMS), Luiz Romero Farias, informou que a decisão de evacuação se deu após a Defesa Civil reconhecer a necessidade.
"Não temos dimensão se o acidente [colapso] poderá ser de cenário leve ou mais perigoso. Tudo leva a crer, no entanto, que teremos um cenário leve, mas, questionei à Defesa Civil sobre a posição do hospital, e ela foi clara na necessidade de fazer a retirada dos pacientes", disse Farias.
"Foi um trabalho duro, pois transferir pacientes, buscar novos médicos, novas instalações, relatórios, é uma logística difícil, mas que está encaminhando muito bem", acrescentou.
As vinte pessoas que serão transferidas nesta manhã são pacientes da ortopedia e urologia, e serão encaminhadas ao Hospital Veredas.
"Os hospitais foram cooperativos e parceiros nas circunstâncias como essa", destacou o secretário.
Ainda segundo Luiz Romero, 350 pacientes que fazem hemodiálise no Sanatório foram remanejados para o Hospital Universitário.
Já cinco pacientes que estavam na Unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital foram transferidos para a Santa Casa de Maceió. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão trabalhando nas transferências desses pacientes.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222