O Instituto de Criminalística (IC) está realizando, nesta quarta-feira (8), a perícia na fábrica clandestina de fogos onde ocorreu uma explosão na última segunda-feira (6), no bairro do Benedito Bentes. O objetivo é buscar vestígios para identificar a origem da explosão que indiquem a autoria e se houve crime. Os trabalhos devem durar até o final do dia, e o laudo deve ficar pronto dentro de 30 dias.
De acordo com o diretor do IC, Wellington Melo, serão procurados vestígios papiloscópicos e biológicos. "Caso haja, vamos identificar a origem da explosão até onde os vestígios foram lançados. Vamos tentar buscar o vestígio mais distante que foi projetado para alcançar a energia dessa explosão. Será um trabalho bem complexo”, pontua.
Um perito explosivista e químicos estão presentes ao local do fato para coletar os resíduos pós-explosão e explosivos que estavam armazenados, para que sejam feitos exames no Laboratório de Química do IC.
Além do IC, que vai realizar a perícia criminal para identificar se houve crime, se teve autoria e as causas da explosão, homens do Corpo de Bombeiros também estiveram no local do fato. Eles farão uma perícia administrativa.
O IC também vai realizar uma perícia para identificar possíveis danos ambientais causados na área. “Participará da equipe uma perita da área do meio ambiente, para avaliarmos os danos ambientais. Ela tem formação em veterinária e atua em perícias ambientais. Vão ser constatados os danos oriundos da explosão”, explica Wellington.
Devido à grande extensão do local, a perícia vai utilizar um drone para avaliar toda a região. Cinco peritos criminais participam dos trabalhos. “Iremos fazer uma subdivisão e cada um vai ficar responsável por um quadrante, para localizar os vestígios das mais distantes localizações”.
Após a conclusão do laudo, ele será remetido ao 6° Distrito Policial e, também, à Delegacia de Meio Ambiente.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222