Os influenciadores, empresários e sócios Kel Ferretti e Igor Campioni foram retirados de um avião da Latam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após Campioni fazer uma brincadeira e dizer que Ferretti iria soltar uma "bomba" dentro do avião.
O caso aconteceu nesta quinta-feira (25) em um voo com destino a Maceió (AL).
Segundo pronunciamento de Ferretti nas redes sociais, ao entrar na aeronave acompanhado de três amigos, ele foi ao banheiro e Campioni brincou com os outros passageiros que ele "iria soltar uma bomba" se referindo a uma "bomba de peido".
Ainda de acordo com o influenciador, um comissário de bordo ouviu a história e disse ao rapaz que fez a piada: "não fale isso nem de brincadeira". Mas, ainda segundo o Ferretti, o profissional deu risada e entendeu que não se tratava de um explosivo.
Porém, a Polícia Federal foi acionada e retirou os dois passageiros do avião, a fim de fazer averiguações.
O empresário conta ainda que a brincadeira aconteceu enquanto estava no banheiro e que, ao retornar ao assento, o comissário pediu para ele apresentar o cartão de embarque.
Após o episódio, Ferretti relata que se passaram duas horas e meia e o voo ainda não havia decolado. Como os amigos notaram a presença de um agente da PF, ele conta que resolver questionar uma comissária e foi informado que "eles estavam resolvendo uma questão do sistema".
Contudo, cerca de uma hora e meia depois, ele e Campioni foram chamados à porta da aeronave. No local, o agente da PF questionou os dois sobre "a história da bomba".
Os dois explicaram o caso, apresentaram os documentos e foram liberados pelos federais.
O que diz a Latam
Procurada, a Latam confirmou a retirada dos dois influencer do voo e diz que é procedimento da empresa acionar a Polícia Federal em situações como essa. A empresa afirmou, porém, que o concelamento da viagem se deu "por exceder o limite de jornada da tripulação".
"A LATAM informa que solicitou apoio da Polícia Federal para desembarcar dois passageiros do voo LA3198 desta quinta-feira (25/4) após informarem carregar artefato explosivo a bordo. Como estabelece o procedimento para estes casos, a aeronave e as bagagens foram inspecionadas por policiais e o voo precisou ser cancelado por exceder o limite de jornada da tripulação" (veja íntegra abaixo).
A concessionária GRU Airport, que administra o terminal de Guarulhos, também confirmou que os procedimentos são necessários para garantir a segurança dos passageiros.
"A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que segue protocolo predefinido para atuar neste tipo de evento e garantir a segurança de todos", disse a empresa.
A TV Globo e o g1 questionaram a Secretaria de Segurança Pública sobre o caso, mas o órgão informou que não houve registros da ocorrência.
Quem é Kel Ferretti
Influencer foi expulso pela corregedoria da Polícia Militar no Alagoas por postar um vídeo nas redes sociais e que mostrava seu voto dentro da cabine de votação.
A decisão, de dezembro de 2023, foi publicada no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da Polícia Militar de Alagoas. A medida foi resultado de um parecer unânime do colegiado que apurou o caso. Nela, o comandante geral da PM, coronel Paulo Amorim, cita que o militar desobedeceu a orientação dos mesários para deixar o telefone antes de seguir para a cabine de votação. Ele gravou os votos para Governador e Presidente da República.
Atualmente, como mostrado para mais de 2,8 milhões de seguidores em suas redes sociais, Kel Ferretti se entitula como empresário e influencer. É o criador da Tropa do King, que ele descreve como uma comunidade para "juntar pessoas que gostam de Empreender, de adquirir conhecimento, e aprender a ganhar dinheiro em todos os ramos, seja na internet seja no comércio físico, até como UBER".
Nas redes, ele compartilha uma vida de ostentação com registros de viagens e carros caros.
Ha 17 semanas, diante da polêmica do jogo do tigrinho, Ferretti postou um vídeo zombando da situação. (Veja abaixo).
Em junho do ano passado, o influenciador se envolveu em uma polêmica ao receber uma ordem judicial para a retirada de uma banheira de hidromassagem de seu apartamento na orla de Maceió.
Íntegra da nota da Latam
"A LATAM informa que solicitou apoio da Polícia Federal para desembarcar dois passageiros do voo LA3198 (São Paulo/Guarulhos-Maceió) desta quinta-feira (25/4) após informarem carregar artefato explosivo a bordo. Como estabelece o procedimento para estes casos, a aeronave e as bagagens foram inspecionadas por policiais e o voo precisou ser cancelado por exceder o limite de jornada da tripulação. Os passageiros estão recebendo toda a assistência necessária e serão reacomodados em voos da companhia desta sexta-feira (26/4).
A LATAM lamenta os transtornos aos passageiros e reforça seu compromisso inegociável com a segurança de suas operações".
Íntegra da nota da GRU Airport
"A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que segue protocolo predefinido para atuar neste tipo de evento e garantir a segurança de todos. A hipótese foi descartada. O aeroporto está operando normalmente".
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222