15/11/2023 09:30:55
Alagoas
Maioria das praias de Alagoas está própria para banho, aponta IMA
Apenas cinco das 67 praias analisadas pelo órgão estão impróprias para banho
ReproduçãoPraia do Francês
Redação com Gazetaweb

Relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas divulgado na última segunda-feira (13) revela que apenas cinco das 67 praias analisadas pelo órgão estão impróprias para banho.

 

De acordo com o instituto, a alta quantidade de balneabilidade se deve ao período seco e sem chuvas, que favorece o banho de mar seguro à saúde uma vez que não existe escoamento de águas pluviais, que levam dejetos, lixo e esgoto para o mar.

Para determinar a balneabilidade, o IMA leva em consideração uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina critérios para enquadramento das praias nas categorias “própria” e “imprópria”. 

De acordo com o relatório, os locais impróprios para banho são o Rio Niquim - a mais ou menos 300 metros da foz, na Barra de São Miguel; a praia da Ponta Verde (na avenida Antônio Gouveia, interseção com a rua João Carneiro); praia da Ponta Verde (na avenida Álvaro Otacílio, entre as ruas General Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto); praia de Maragogi (na foz do rio Maragogi); e praia de Maragogi (na foz do rio Persinunga).

SERTÃO

Enquanto isso, no Sertão e no e Sertão do São Francisco, haverá condições favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, com incidência elevada de radiação ultravioleta, segundo alerta emitido nesta terça-feira (14), pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL).

As regiões devem ficar em alerta até a próxima sexta-feira (17). “A presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo assim, a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados (12 +) sobre a região”, informou o órgão.

 

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.