A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) já vacinou 70,58% dos jovens de 18 e 19 anos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 ou com o imunizante de dose única. Esse número corresponde a 86.172 pessoas da última faixa etária adulta da campanha de vacinação. Ainda com relação a mesma faixa etária, Alagoas completou o esquema vacinal de 19.457 jovens, ou seja, 15,93% tomaram as duas doses ou a vacina de dose única.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas as vacinas Janssen, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Ao todo somam-se mais de 3,3 milhões de doses aplicadas no Estado.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação e pede para que todos completem o esquema vacinal. “Toda a população contemplada pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 deve procurar o posto de vacinação mais próximo para se imunizar. É necessário também tomar a segunda dose da vacina, porque isso reduz a probabilidade de se contrair a Covid-19, sem contar que diminui também as chances de agravamento da doença”, recomendou.
“A população deve continuar mantendo o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização das mãos, para que a taxa de transmissibilidade do vírus e a ocupação dos leitos não volte a subir”, pede o gestor.
Balanço – Até quinta-feira (14), Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 4.513.715 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.914.686 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3.402.452 doses. Deste total, 2.129.996 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 1.241.755 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).
É preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222