Choveu granizo em Porto Real do Colégio nesta terça-feira (19). Moradores registraram em vídeo pedras de gelo caindo em povoados da cidade do Baixo São Francisco alagoano.
Segundo um dos moradores que registrou a situação no povoado Coqueiro de Maraba, em 40 anos de idade, essa é a primeira vez que ele vê uma chuva de granizo.
Também em Porto Real do Colégio, desta vez nos Povoados Canoa de Baixo e Canoa de Cima, uma internauta disse que houve "um temporal muito grande com rajadas de vento fortes e pedras de granizo enormes", conta. Segundo ela, "os moradores ficaram assustados, muito deles nunca viram um temporal desse", diz a mulher.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas confirmou chuva de granizo também em Igreja Nova, no Baixo São Francisco, e em São Sebastião, no Agreste de Alagoas.
De acordo com o meteorologista do órgão, Henrique Mendonça, as chuvas de granizo são apenas uma das consequências de formação de nuvens em dias de altas temperaturas e umidade elevada.
"A combinação dessas variáveis meteorológicas favorecem essas formações de nuvens do tipo cumulunimbus. Esses tipos de nuvens trazem consigo pancadas fortes de chuvas, acompanhadas de trovoadas, raios e, por vezes, granizo. Como foi o caso de hoje em algumas cidades daqui do Estado. Esses tipos de nuvens cumulunimbus ocorrem no período de verão aqui na nossa região", explica o meteorologista.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222