O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou, nesta sexta-feira (9), a reabertura de seus equipamentos culturais, após fechamento devido à pandemia do novo coronavírus. Os espaços culturais Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e o Complexo Cultural Teatro Deodoro serão reabertos ao público após o anúncio feito na última quinta (8) pelo governador de Alagoas, Renan Filho, de que o Estado passou para uma nova fase de flexibilização.
Cada instituição passa a operar com horários reduzidos de visitação, seguindo o protocolo sanitário estabelecido no Decreto Estadual. A densidade ocupacional dos espaços foi reduzida em até 30% de sua capacidade máxima e serão obrigatórias as aferições de temperatura, o cumprimento do distanciamento social e uso de máscaras. Também estão sendo disponibilizados na entrada de cada equipamento álcool em gel para os visitantes.
A partir desta segunda-feira (12), os museus Palácio Floriano Peixoto, da Imagem e do Som de Alagoas e Memorial à República passam a funcionar de terça as sextas, das 9h às 15h. As visitas para mais de cinco pessoas devem ser agendadas pelos telefones (82) 3315-7874 (Mupa), (82) 3315-7882 (Misa) e (82) 3315-7869 (Memorial).
A Biblioteca Pública Estadual reabre de segunda a sexta-feira, das 9hs às 15hs, com os serviços de pesquisa no acervo de obras raras e jornais, empréstimo domiciliar de livros, entrega e devolução de livros, elaboração de ficha catalográfica e visitação no acervo geral. As atividades podem ser solicitadas ou agendadas por telefone (82) 98882-2410 ou e-mail [email protected].
Já o Complexo Cultural Teatro Deodoro irá funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 10h às 13h. Os teatros Deodoro e de Arena irão funcionar de acordo com os horários dos espetáculos e eventos, sendo encerrados às 22h, em cumprimento ao Decreto Estadual, que determina toque de recolher às 23h em Alagoas. Grupos de escolas e instituições sociais devem agendar a visita guiada às exposições e aos demais espaços pelos telefones: (82) 3315-5660 e 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected] .
“Conforme exigido pelas autoridades de Saúde e pelo Decreto Estadual, estamos reabrindo os nossos equipamentos culturais mediante rígido protocolo de segurança sanitária, para promover o retorno seguro das atividades presenciais e garantir que nossos colaboradores e o público possam visitar os espaços com segurança’, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222