20/04/2020 19:15:37
Alagoas
Novo decreto estabelece multa e mantém maior parcela do comércio fechada até 05 de maio
Agora é obrigatório o uso de máscaras para funcionários e clientes de bancos e grandes supermercados
ReproduçãoGovernador Renan Filho falou sobre o novo decreto durante coletiva (live)
Flaviana Costa

Em entrevista coletiva (live) realizada na tarde desta segunda-feira (20), o governador de Alagoas, Renan Filho, falou sobre o novo decreto que prorroga as medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus em Alagoas. O documento, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), determina novas regras para o funcionamento de bancos e supermercados, com validade até o dia 05 de maio, e prevê a abertura de parte do comércio.

De acordo com o novo decreto, o funcionamento de bancos e grandes supermercados (aqueles com mais de 200 metros quadrados) só será permitido com o uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e clientes. Quem estiver sem máscara não poderá entrar no estabelecimento, que poderá fornecer o equipamento de proteção para a entrada do cliente.

Segundo o governador Renan Filho, este é o primeiro decreto que impõe multas às empresas que não seguirem as determinações decretadas. “As empresas devem informar ao cliente que ele precisa usar máscara, deve organizar os caixas para manter o distanciamento, proteger o funcionário, orientar o funcionário que ele também precisa usar máscaras e estabelecer o distanciamento dentro das lojas. E quem não seguir as determinações, será multado”, apontou.

Este novo decreto libera o funcionamento de papelarias, livrarias, bancas de revista, lojas de material de limpeza, concessionárias de veículos, além de lojas de aviamentos e tecidos, cujo funcionamento é necessário para a ampliação da produção artesanal e industrial de máscaras. Esses estabelecimentos deverão adotar medidas preventivas para evitar o contágio entre seus funcionários e clientes, como usar máscaras e evitar aglomeração dentro das lojas.

O decreto também recomenda o uso geral de máscaras por toda a população.

O governador enfatizou que, neste momento, ainda é preciso manter o isolamento social. “Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara, se proteja, procure lavar as mãos, use álcool em gel. É muito importante que as pessoas compreendam o tamanho do desafio que o mundo está enfrentando”, ressaltou.

Renan Filho destacou que tem Força Tarefa para fiscalizar o cumprimento do decreto em Maceió e será intensificada uma Força Tarefa em Arapiraca para fiscalizar os estabelecimentos. “Inclusive, nós ficamos sabendo das aglomerações que já estão acontecendo nos bancos, supermercados e lotéricas de Arapiraca”, frisou.

Em Arapiraca, o primeiro caso confirmado de Covid-19 foi divulgado no sábado (18), sendo que o paciente estava sendo monitorado desde o dia 27 d março. O resultado do exame demorou tanto para sair que, quando saiu, a pessoa já estava curada.

Segundo o governador Renan Filho, a demora se deve ao fato de que os pacientes com suspeita de coronavírus que apresentam sintomas graves, passam a frente na fila dos exames.

“Existe uma escala que precisa ser seguida. Por exemplo, se alguém falecer com síndrome respiratória aguda, essa pessoa tem de ser testada para Covid-19, independente que quem já estava na fila. Se alguém está internado em um hospital com sintomas graves da doença, também terá prioridade na fila. Nós temos hoje 57 pessoas internadas com sintomas, todas essas pessoas têm de ser testadas antes das outras que estão na fila. Por isso que o resultado dos exames das pessoas que não estão com sintomas graves pode demorar mais para sair. Mas nós estamos intensificando o número de testes para diminuir esse tempo de espera por resultados”, explicou.

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2025 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.