02/10/2022 12:41:59
Alagoas
Presidente do TRE/AL diz que resultado das eleições deve sair com maior rapidez
“As eleições estão transcorrendo de forma normal, dentro de um ambiente de paz e tranquilidade", diz Otávio Leão Praxedes
Reprodução

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Otávio Leão Praxedes, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã deste domingo (02) e falou sobre o processo eleitoral em Alagoas e a atuação do órgão para que tudo ocorra tranquilamente.

“As eleições estão transcorrendo de forma normal, dentro de um ambiente de paz e tranquilidade. O registro que tomamos conhecimento é de 29 urnas que deram problema de funcionamento, mas elas foram mudadas. Há o suporte necessário para que, em qualquer eventualidade, as urnas sejam trocadas”, explicou o desembargador.

A atualização do TRE, enviada às 11h37, após a entrevista, conta 70 urnas substituídas em todo o estado.

Praxedes destacou que as urnas eletrônicas são seguras e um “orgulho para a democracia brasileira”. Ele elogiou os eleitores que estão votando com tranquilidade e de maneira pacífica.

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Alagoas (OAB-AL) também ajuda no processo eleitoral, realizando uma “eleição paralela”, que será acompanhada pelo presidente do TRE.

“Estamos fazendo um trabalho de isenção, de imparcialidade e [esperamos] que todos tenham, dentro desse ambiente, orgulho da democracia brasileira”, afirmou.

Segurança das urnas

O desembargador também falou sobre o reforço na segurança em todos os municípios de Alagoas, destacando a parceria com o Exército Brasileiro.

Crimes eleitorais

De acordo com o presidente do TRE, há um esforço para coibir crimes eleitorais, como a boca de urna e a compra de votos, e que o órgão está atento para “inibir esses atos que maculam a Justiça Eleitoral”.

Ele destaca que o candidato que for flagrado cometendo crimes, como a distribuição de santinhos, poderá sofrer sanções legais pagando multa ou sendo impedido de disputar o próximo pleito.

Previsão do resultado

Uma sessão do pleno do TRE começou às 9h de hoje, foi suspensa e será reaberta às 16h, para acompanhar a apuração das urnas. “Nosso trabalho só será concluído com os resultados, que serão feitos sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, disse Praxedes.

“Acredito que nessa eleição os resultados sairão com maior rapidez, porque há uma preocupação do TSE para que tudo seja feito em tempo real, sem demora ou questionamentos, porque é uma eleição muito polarizada”, frisou.

 

Fonte: Cada Minuto

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.