O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) registrou um aumento de 140% no número de reclamações sobre empréstimos consignados no Estado. De janeiro a novembro deste ano, 1.149 reclamações foram registradas, contra 487 em 2022.
A linha de crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que tem como garantia o pagamento das parcelas diretamente do salário ou benefício.
O órgão explicou que os golpistas têm se aproveitado dessa modalidade para aplicar golpes. O modus operandi geralmente ocorre por telefone, com os golpistas se passando por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou de outras instituições financeiras.
Os criminosos ligam, de acordo com o Procon, para o aposentado ou pensionista e solicitam documentos pessoais e bancários, com o objetivo de forjar um contrato de empréstimo.
O diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio, alertou os consumidores sobre os golpes. "Antes de contratar um empréstimo consignado, é preciso fazer uma pesquisa sobre a instituição financeira, ler atentamente o contrato e não fornecer dados pessoais ou bancários a desconhecidos”, disse.
O Procon também lembra que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a vítima de um golpe tem o direito de cancelar o empréstimo sem ônus. Basta entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo empréstimo e solicitar o cancelamento.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222