07/09/2022 07:18:31
Alagoas
Professora da rede pública é denunciada por chamar aluno de "preto analfabeto"
De acordo com o relato à OAB, as ofensas teriam ocorrido após o estudante se recusar a ler um texto em voz alta
Reprodução
Redação com Assessoria

Um estudante do ensino médio da rede pública em Alagoas denunciou que foi vítima de injúria racial em frase proferida pela professora. O episódio teria ocorrido no final de agosto, mas a vítima procurou a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas nesta terça-feira (6). Um boletim de ocorrência foi formalizado na Central de Flagrantes

De acordo com a comissão, a vítima relata ter sido chamada de "preto e analfabeto" pela professora que ensina a disciplina de Artes. De acordo com o relato à OAB, as ofensas teriam ocorrido após o estudante se recusar a ler um texto em voz alta.

Nesse momento, segundo a vítima, a turma teria prestado apoio. A professora, então, teria acusado os demais alunos de xenofobia, visto que ela é argentina.

O estudante informou que o episódio foi comunicado à diretoria, porém nenhuma medida foi adotada.

De acordo com a vítima, esse tipo de situação seria recorrente na escola, que há meses recebe diversas denúncias de homofobia, racismo e atitudes hostis por parte da professora. Em relação aos diversos casos, o estudante relata que a posição da escola diante das ocorrências é de sempre tentar solucionar o caso com conversas entre os envolvidos e seus responsáveis.

A vítima relata que não houve nenhum pedido de retratação por parte da instituição. A escola teria marcado uma reunião entre a professora, a diretoria e os pais do aluno, porém a professora não compareceu.

A Comissão de Igualdade Racial da OAB/AL oficiou a Secretaria de Estado da Educação sobre a ocorrência para que as medidas necessárias sejam tomadas.

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.