28/02/2022 22:46:50
Alagoas
Traipu realiza Carnaval com aglomeração ignorando orientações da AMA e do MPE/AL
A programação carnavalesca em Traipu conta com orquestras de frevo e shows com Julinho Porradão e Banda Valneijós
Reprodução Redes Sociais
Redação

Fazendo vistas grossas ao que recomenda a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e os órgãos de saúde do estado, que as Prefeituras não realizassem carnaval de rua, por causa da pandemia da covid-19, espacialmente com a chegada da variante Ômicron no Brasil, a Prefeitura de Traipu está realizando as festividades momescas sem a preocupação do uso de máscaras pelos foliões e com grande aglomeração.

A programação carnavalesca em Traipu conta com orquestras de frevo e shows com Julinho Porradão e Banda Valneijós.

Imagens da festa de carnaval foram divulgadas nas redes sociais dos próprios gestores do município sem nenhuma preocupação. Nas fotos e vídeos, compartilhados pelo prefeito Lucas Santos e pela vice-prefeita Marcela Santos, é possível notar aglomeração e a falta de uso de máscara.

As fotos também foram postadas no perfil do Instagram da Prefeitura de Traipu.

Veja a recomendação após decisão da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) 

Após reunião virtual a força-tarefa de combate à Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) decidiu recomendar que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos não promovam festas durante o carnaval de 2021. A medida é para aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Ministério Público, a recomendação vai ser expedida ainda nesta semana e enviada à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que ficar responsável de repassar aos prefeitos.

Na reunião, os membros do MP-AL demostraram preocupação com o avanço dos casos de Covid-19 em Alagoas e alertaram que o festas de carnaval gerariam aglomerações.

"Estamos num momento em que toda a coletividade precisa se engajar para evitar ainda mais a propagação da Covid-19. Então, como o decreto governamental proíbe grandes festas, não será possível aos gestores investirem recursos públicos na realização de eventos. Além disso, o dinheiro deverá ser aplicado em ações para proteger a população da pandemia”, disse o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Entre as recomendações aos prefeitos, está não realizar qualquer festa pública de carnaval, cancelar contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasse, patrocínios ou outras formas de destinação de recursos públicos para esse fim, incluindo contratação de shows.

A força-tarefa de combate à Covid-19 do MP-AL formada pela Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, núcleos especializados e um grupo de promotores de Justiça.

A recomendação que vai ser encaminhada à AMA vai ser assinada pelo chefe do MPAL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, e por todos os promotores de Justiça integrantes da força-tarefa.

Mesmo com toda a recomendação o prefeito de Traipu, Lucas Santos resolveu realizadar a festa de Carnaval na cidade. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.