As mudanças no formato de cobrança do ICMS sobre a gasolina a partir desta quinta-feira (1º) deve deixar os preços 0,6% mais baixos em Alagoas. A situação é semelhante em apenas outros dois estados, já que na maioria do país a nova medida deve elevar o preço médio do litro do combustível, segundo estimativas de consultorias.
O tributo estadual passará a ser cobrado com uma alíquota fixa (em reais) de R$ 1,22 por litro a partir de quinta para todos os estados.
Com a vigência do novo valor de R$ 1,22 por litro, segundo estimativa do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), haverá a partir de 1º de junho um aumento médio somente do ICMS de 22%.
Até então, o imposto era calculado em uma porcentagem do preço que varia de 17% a 23%, dependendo do estado. Como a alíquota em Alagoas era um pouco maior que definida pela mudança, haverá a redução.
Além de Alagoas, apenas no Amazonas e no Piauí é possível uma redução do preço final da gasolina. No restante dos estados brasileiros, a mudança no cálculo do ICMS tende a consumir parte da queda de preços anunciada pela Petrobras em meados de maio.
A redução foi anunciada após a Petrobras divulgar uma nova política para os combustíveis, que passou a considerar duas referências de mercado: o "custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação", e o "valor marginal para a Petrobras".
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222