22/08/2022 19:13:57
Arapiraca
Aplicativo de combate à violência doméstica é lançado em Arapiraca
Ártemis permite que mulheres em situação de violência, solicitem medida protetiva pela internet
Assessoria
Redação com assessoria

Durante abertura da primeira Arena do Empoderamento Feminino, evento realizado nesta quinta (18) e sexta-feira (19) no hall de entrada do Arapiraca Garden Shopping, o Tribunal de Justiça lançou uma importante ferramenta de combate à violência doméstica.

A iniciativa, que recebeu o nome de Ártemis em alusão a deusa grega considerada protetora das mulheres, permitirá que mulheres em situação de violência possam solicitar online medida protetiva contra seus agressores.

Na abertura do evento, o prefeito Luciano Barbosa destacou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e instituições parceiras, e agradeceu por trazer a primeira edição do evento para a Capital do Agreste alagoano.

“Essa é uma manifestação de unidade em defesa da mulher. Só vamos avançar nessa luta com o encorajamento das vítimas, que devem ter a segurança de uma rede de proteção atuando em defesa delas. Em nossa gestão, as secretarias de educação, desenvolvimento social e saúde, em conjunto com outras secretarias e órgãos da administração municipal, trabalham com políticas públicas de proximidade e de promoção da qualidade de vida das pessoas, das famílias e das mulheres”, afirmou o prefeito.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, A iniciativa é muito importante para fortalecer a Rede de Acolhimento às Mulheres, que em Arapiraca funciona como referência.

“Nossa cidade tem um trabalho diferenciado no combate à violência contra a mulher. Tenho certeza que com a facilidade do acesso à ferramenta de denúncia, muitas vítimas de violência doméstica se sentirão encorajadas a quebrar o ciclo de violência”, disse ela.

Sobre a ferramenta
A ferramenta Ártemis tem o objetivo de facilitar denúncias e solicitações de medidas protetivas às mulheres que se encontram em situação de violência e que, por algum motivo, estejam impedidas de sair de casa.

Inicialmente, a ferramenta atenderá mulheres de Maceió, Arapiraca e Craíbas.

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Poder Judiciário (JustInova), o Ártemis foi inspirada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e apresentada ao Tribunal de Justiça de Alagoas pela Coordenadoria da Mulher e pela Casa da Mulher Alagoana. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.