João Lucas tem cinco anos, é natural de Arapiraca, onde mora. Ele é o irmão do meio de João Matheus, de 1 ano, e de João Kauã, de 6. Lucas nasceu saudável e cheio de luz. Até que no dia 08 de julho deste ano ele sofreu um acidente doméstico enquanto brincava com um de seus irmãos. Ele caiu do sofá e bateu com a cabeça no chão.
Ao cair o menino sentiu uma dor muito forte na cabeça e começou a ficar sonolento. Foi quando a sua mãe, Luana Karla, levou a criança para o Hospital de Emergência do Agreste, na rodovia AL-220.
Ela chegou na unidade por volta das 19h e a médica que estava de plantão disse que não tinha nada na cabeça do garoto, que mesmo assim ficou em observação.
João Lucas acabou dormindo e teve convulsões. Logo em seguida sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), então foi para a UTI e lá foi entubado.
Por volta das 5h do dia 9 de julho ele foi transferido do hospital pois precisava de uma tomografia da cabeça e a máquina da unidade de saúde estava quebrada. Após a realização do exame, ele voltou para o hospital diretamente para a sala de cirurgia. João Lucas estava com um coagulo na cabeça.
No dia seguinte foi realizada mais uma tomografia e o médico viu que o cérebro do menino estava muito inchado e que ele corria risco de morte, mas que tinha chances de sobreviver fazendo uma cirurgia chamada de craniotomia.
Em meio a tudo isso, começou, através da família e amigos, uma corrente de oração pelo menino. Todos se uniram na fé para pedir que Jesus o curasse.
Passado alguns dias da cirurgia, João foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ele ficou na UTI durante 19 dias.
"Tive várias complicações, como úlceras gástricas e complicações em minha cirurgia, tive que passar por mais cinco procedimentos cirúrgicos, mas graças a Papai do Céu eu VENCI!!", escreveu o menino nas redes sociais. "Os médicos pararam de me dar sedativos para eu dormir e mesmo passando o efeito dos sedativos eu não acordei, fiquei em um sono muito profundo por vários dias", completou.
Mesmo dormindo, o menino recebeu alta da UTI no dia 27 de julho e foi para a enfermaria, onde foi abrindo os olhos aos poucos.
No dia 02 de outubro João Lucas recebeu alta do hospital, mas continua em Maceió com seus pais, pois está passando por uma série de exames. Ele não anda, não fala e se alimenta com bastante dificuldade.
Em conversa com o Diário Arapiraca, a mãe do menino disse que o diagnóstico do filho ainda é indeterminado.
A criança apresenta pequenas evoluções e vai passar por mais um procedimento cirúrgico, onde será colocada uma prótese em sua cabeça.
Como os neurologistas falaram para os pais do garoto que é preciso que o mesmo faça terapias o quanto antes para a sua reabilitação, e a mãe dele, que é cabeleireira, está sem trabalhar desde o dia do acidente do filho, familiares resolveram fazer uma vaquinha para arrecadar uma quantia para ajudar no tratamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e ortopedistas, além dos gastos com exames. Ele também precisa de uma cadeira de rodas feita sob medida. A título de informação, o pai dos meninos trabalha como supervisor de vendas.
Para ajudar
Segue o link da vaquinha: http://vaka.me/1458674. Até o momento da publicação desta reportagem, a vaquinha somava quase R$ 15 mil arrecados. A depender de quanto a família consiga, Luana quer transferir o filho para algum hospital da Rede SARAH.
Além da vaquinha, os interessados em ajudar podem, caso prefiram, depositar nas contas abaixo:
Banco do Brasil
Agência: 0542-8
Conta Poupança: 31.997-X Variação: 51
Favorecido: Japson Ursulino de Mendonça Silva CPF: 074.581.604-54
Caixa Econômica Federal
Agência: 3209
Operação: 001
Conta Corrente: 9645-0
Favorecido: Japson Ursulino de Mendonça Silva CPF: 074.581.604-54
Mais informações no Instragram do menino, que é administrado pelos pais, @_joaolucasms, ou pelo telefone da mãe dele: (82) 98123-0736.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222