Casos de Síndromes Gripais em Arapiraca segue em aumento constante e, consequentemente, o número de casos positivos de Covid-19 também tem aumentado.
Em uma semana, os casos saltaram de 3 para 17, quando comparadas a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. O aumento, que já é de 470%, tem deixado os serviços de saúde em alerta.
De acordo com o coordenador de Informação e Análise da Secretaria Municipal de Saúde, Evandro Melo, os casos devem aumentar ainda mais durante esta semana.
“Muito provavelmente veremos um aumento expressivo de casos confirmados Covid-19 nessa semana, posi só no último domingo foram 9 casos confirmados”, projetou ele.
Na primeira semana de janeiro, a média móvel de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional é de 189 por dia.
Ocupação de leitos
De acordo com o Boletim desta semana, a taxa de ocupação hospitalar de leitos para Covid-19 e Influenza está em 30%.
São 10 leitos clínicos ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo que nenhum dos pacientes é residente de Arapiraca.
São 9 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo 3 desses pacientes residentes em Arapiraca.
Atendimentos
Arapiraca é uma das cidades com maior cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Por aqui, quase 100% do território é coberto pelas Unidades Básicas de Saúde. Sendo assim, elas são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente agora durante o aumento dos casos de Síndromes Gripais. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde.
Em meio ao aumento de atendimentos, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, convocou uma reunião na tarde da última quarta-feira (5), para realinhar os fluxos e organizar melhor os serviços que atendem a 7ª Região de Saúde, da qual Arapiraca é referência.
Além da equipe municipal, também estiveram presentes representantes do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, local que sediou o encontro; da Unidade de Pronto Atendimento Noel Macêdo, e do Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, o objetivo do encontro foi traçar o perfil assistencial em saúde para o enfrentamento a epidemia de síndromes gripais, levando em consideração as particularidades da Covid-19 e da Influenza.
“Estamos enfrentando um aumento significativo na procura de pacientes com sintomas gripais e isso tem feito com que o município reorganize os fluxos para melhorar o atendimento ao arapiraquense e cidades circunvizinhas. Nossos profissionais estão atuando com muita garra no enfrentamento de mais uma batalha”, disse a gestora, reforçando que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os casos gripais.
“As equipes de Saúde da Família realizarão o processo de acolhimento e primeiro atendimento. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde”, explicou Luciana Fonseca.
Confira neste link o endereço das UBSs e Centros de Saúde.
UBSs em Reforma
Os profissionais de Saúde de Arapiraca estão se dedicando ao máximo no combate às síndromes gripais, entretanto, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão passando por obras de recuperação e reforma ou ampliação, e estão incapacitadas de realizarem o atendimento a pacientes com sintomas de gripe por causa da falta de espaço para o isolamento adequado.
Prezando sempre pela qualidade do serviço ofertado e pela saúde de quem procura nossas unidades de saúde, os pacientes das UBSs que se encontram em reforma estão sendo direcionados para o Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo, onde funciona o Pronto Atendimento Municipal, das 7h às 19h.
As instituições de Saúde que estão em reforma são: UBS Edler Lins (bairro Zélia Barbosa Rocha); UBS Brisa do Lago; UBS Jardim das Paineiras; UBS Vila Fernandes; UBS Vila São Francisco; UBS Cavaco; UBS Vila São José; UBS Teotônio Vilela.
É importante deixar claro que o encaminhamento para o Complexo Multiprofissional é exclusivo para pacientes com síndromes gripais. Consultas previamente agendadas e demais serviços continuam sendo realizadas normalmente nas dependências das UBSs, mesmo com reforma.
A superintendente de Atenção à Saúde, Jackelline Barbosa, reforça que as demais Unidades Básicas de Saúde seguem atendendo normalmente os casos de síndromes gripais.
“É importante sempre deixar claro que a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde é através das Unidades Básicas, principalmente durante esta epidemia de síndrome gripal. Nossos profissionais estão preparados e nossos serviços de portas abertas para atender à população”, explicou ela.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222