27/04/2020 18:20:58
Arapiraca
Coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca apela para que a população use máscara
Edilson Mello ressaltou que a máscara é um equipamento de proteção individual que se faz necessário no momento
Flaviana Costa/Diário ArapiracaEdilson Mello, coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, é entrevista pelo radialista Mitchel Torquato, apresentador do Canal 96, da Rádio 96 Fm Arapiraca
Flaviana Costa

No inicio da tarde desta segunda-feira (27), o Programa Canal 96, da Rádio 96 Fm Arapiraca, teve como entrevistado o coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, Edilson Mello. O radialista Mitchel Torquato, apresentador do Canal 96, e o também radialista Antônio Guimarães, repórter do programa, conversaram com Edilson Mello sobre as ações da Prefeitura de Arapiraca no combate ao coronavírus.

Edilson Mello começou destacando que o trabalho da Vigilância Sanitária é acima de tudo preventivo, trabalha com orientações e determinações que preconizam as normas que regem a vigilância sanitária no tocante a qualquer assunto.

Em relação à determinação do uso de máscaras em estabelecimentos que estão em funcionamento, Edilson Mello disse que o que tem observado é que as empresas têm cumprido as normas, mas a população está descumprindo. “Nas filas imensas nas portas dos bancos, as pessoas precisam usar máscaras, precisam respeitar a recomendação de manter a distância de, no mínimo, um metro e meio entre uma pessoa e outra. Isso não está acontecendo, a cada dez pessoas que estavam na fila no banco hoje, uma estava com máscara. Assim população está se colocando em risco. A máscara é um equipamento de proteção individual que se faz necessário no momento”, apontou.

Segundo ele, a maioria das empresas está seguindo as determinações de prevenção. “Grande parte está cumprindo, mas alguns supermercados ainda estão com resistência para pedir que os clientes usem máscaras. Inclusive, hoje nós enviamos uma circular aos grandes supermercados de Arapiraca, onde é solicitado que todos os funcionários usem máscaras e tenham álcool em gel a sua disposição. A partir de quarta-feira (29), nós estaremos indo a todos os supermercados de Arapiraca e iremos notificar quem estiver descumprindo a recomendação. Todos os supermercados estão cientes do que devem fazer para proteger seus funcionários e clientes”, destacou Edilson Mello.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, a notificação tem prazo para ser cumprida e quando o prazo vence, a vigilância volta ao local e entrega a multa a ser paga pelo estabelecimento. “O valor da multa já está estipulado no Código Municipal de Saúde. Cada estabelecimento que descumprir a determinação será multado no valor de R$ 4.200, mais 20% porque ele estará descumprindo uma norma que lhe foi imposta, o que equivale a R$ 5.040”, informou.

Em relação à fiscalização nas feiras livres, Edilson Mello disse que a Vigilância Sanitária está fiscalizando a realizando um trabalho de conscientização dos feirantes e da população. “Nós estamos fazendo um trabalho de fiscalização nas feiras livres, cobrando, principalmente dos feirantes, o uso de máscaras, se possível de luvas, de tocas, para que eles estejam se protegendo e protegendo seus clientes. Nós convocamos os feirantes para que eles também façam o trabalho de conscientização da população que vai comprar na feira livre. A sociedade tem que se conscientizar que nós estamos em guerra contra o coronavírus, é decretado guerra contra esse vírus”, frisou.

Edilson Mello, coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, é entrevista pelo radialista Mitchel Torquato, apresentador do Canal 96, da Rádio 96 Fm

Foto: Flaviana Costa

Questionado sobre a distribuição de máscaras por parte da Prefeitura de Arapiraca, Edilson Mello falou da dificuldade para a aquisição de máscaras e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Primeiro que tudo essa distribuição de máscaras seria essencial, se nós tivéssemos esse material à disposição. Mas nós não temos, as máscaras estão em falta em todo o país, os EPIs estão em falta no mundo. Como nós fomos pegos de surpresa, o estoque acabou. Nós estamos tentando comprar, é uma luta diária da Secretaria de Saúde para comprar máscaras até para os servidores da Saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Esse material está faltado nas farmácias, drogarias e até nas fábricas está difícil de achar”, salientou.

A Vigilância Sanitária sugere a população fabrique a sua própria máscara. “Faça a sua máscara de tecido, ela protege, serve para a população. Ela não deve ser usada pelos trabalhadores da saúde, que têm contado direto com os casos suspeitos ou com os contaminados, mas a população em geral pode usar a máscara de tecido e estará protegida. É fácil fazer a sua máscara, tem vídeos na internet ensinando, os canais de TV também estão ensinando. O importante é usar a máscara para se prevenir agora, antes que o coronavírus se prolifere e atinja muitas pessoas em nosso município”, ressaltou o coordenador.

Nós sugerimos que a Prefeitura de Arapiraca convoque as costureiras do município para que elas produzam máscaras, custeadas pela administração municipal, para distribuição nas comunidades carentes. Edilson Mello disse que apresentaria a nossa sugestão ao secretário de Saúde, Glifson Magalhães, e ao prefeito Rogério Teófilo.

A maior preocupação da Vigilância Sanitária, no momento, são as aglomerações nas portas dos bancos e casas lotéricas. “Eu já tenho uma reunião agendada com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-Coronel Palmeira, para montar ações de fiscalização, principalmente nas portas dos bancos. Sempre terá gente nas portas dos bancos, mas do jeito que está não pode ficar, as pessoas precisam usar máscaras”, enfatizou.

Ouça a entrevista completa: https://diarioarapiraca.com.br/podcast/coordenador-da-vigilancia-sanitaria-de-arapiraca-apela-para-que-a-populacao-use-mascara/186

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.