A Diocese de Penedo, administrada pelo bispo Dom Valério Breda, divulgou uma nota com determinações para a Semana Santa, em virtude do decreto do Governo do Estado que determinou o fechamento de igrejas e templos religiosos como medida preventiva para evitar a proliferação do coronavírus.
De acordo com a nota, na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, os padres das paróquias de Arapiraca e das demais cidades dirigidas pela Diocese de Penedo, celebraram as missas a portas fechadas.
Segundo a nota, amanhã, quinta-feira (09), a Missa dos Santos Óleos e a Missa in Coena Domini também serão celebradas a portas fechadas. “Não deve haver o Lava-pés, abraço da paz, nem procissão. Os fieis que acompanharem a celebração em casa, pelas redes sociais, devem acender uma vela e participar fazendo a comunhão espiritual”, diz a nota.
Na Sexta Feira Santa (10), será proibida a tradicional Procissão ao Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca. O acesso será fechado. “A Diocese realizará uma procissão no domingo, 13 de setembro, antecipando o dia litúrgico da Santa Cruz (14 de setembro)”, destaca a nota.
“A Celebração da Paixão e Morte do Senhor vai acontecer na igreja matriz, a portas fechadas, em horário conveniente (tarde ou noite). Durante a solene Oração da Comunidade é prevista uma intenção especial, rogando a Deus pelos doentes e as vitimas do coronavírus”, ressalta a nota.
Ainda de acordo com a nota, a Vigília Pascal, no sábado (11), será celebrada à noite, dentro da igreja matriz, a portas fechadas. Os fieis que acompanharem pelas redes sociais podem acender uma vela, na hora do Círio Pascal. No Domingo de Páscoa, às 07h00 da manhã, será celebrada a Missa da Ressurreição, também a portas fechadas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222