O prefeito Luciano Barbosa recebeu uma comitiva de empresários e vereadores, no início da noite desta segunda-feira (22), para debater ações em parceria com o setor produtivo, durante o período em que durar a atual fase vermelha da pandemia da Covid-19 no município e em todo o estado de Alagoas.
O presidente do Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Sindilojas), empresário Wilton Malta, e os diretores da Associação Comercial de Arapiraca, Jofre Dias e Rosete Silva, participaram do encontro, que ainda contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira, e do secretário de Governo, Yale Fernandes, juntamente com o secretário-executivo de Gabinete Vytor Ferro.
Os vereadores Vicente do Remédio, Alisson da TIM, Léo Saturnino, Fábio Henrique, Tulio Freire, Edvânio do Cangandu, Márcio do Canaã e Doutora Fany também participaram da reunião no Centro Administrativo Municipal.
Na ocasião, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca, Wilton Malta, e o diretor da Associação Comercial de Arapiraca, Jofre Dias, relataram a preocupação do setor com o decreto estadual que determina o fechamento do comércio às segundas-feiras nessa fase vermelha da pandemia.
“Está está sendo muito difícil para a gente desde o início da pandemia e não aguentamos mais o fechamento dos estabelecimentos nas segundas-feiras”, afirmou.
Wilton Malta disse que o setor produtivo está fazendo sua parte, com o fechamento do comércio aos sábados e domingos, mas precisamos recuperar nossa capacidade econômica para não falirmos”, ponderou.
Auxílio
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou o compromisso da gestão no combate à pandemia, com a vacinação das pessoas e ajuda aos trabalhadores de bares, restaurantes e academias que perderam seus empregos.
“Enviamos à Câmara de Vereadores um projeto que concede auxílio emergencial para esses profissionais durante o período que durar a fase vermelha e os bares, restaurantes e academias estiverem fechados. Isso demonstra nossa sensibilidade e preocupação com esses trabalhadores. Quantas prefeituras fizeram isso? Quantas tomaram essa atitude? Estamos isentando impostos para esses setores também. Ninguém vai resolver esse problema sozinho, mas espero que a Câmara aprove esse projeto para minimizar o sofrimento dos trabalhadores “, frisou o prefeito.
Em relação ao pedido feito pelos empresários acerca do fechamento do comércio às segundas-feiras, Luciano Barbosa adiantou que o decreto estadual é maior do que um decreto municipal. Contudo, o prefeito disse que vai manter um novo contato com o governador Renan Filho relatando a apreensão dos comerciantes e lojistas de Arapiraca.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222