Ouvintes do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, enviaram mensagens para a nossa produção, na manhã de ontem, quarta-feira (06), reclamando da falta de iluminação pública no Povoado Pau D’Arco, da zona rural do município de Arapiraca.
Uma moradora disse que as ruas estão às escuras porque as lâmpadas dos postes estão queimadas e solicitou a Equatorial a troca das lâmpadas. Além de causar transtornos à população, a escuridão nas ruas pode provocar o aumento da criminalidade.
A Equatorial Alagoas nos enviou uma nota esclarecendo que a troca das lâmpadas dos postes é de responsabilidade da Prefeitura de Arapiraca.
Confira a nota:
“A Equatorial Alagoas informa que a iluminação de ruas, praças e avenidas, assim como a troca das lâmpadas dos postes, a expansão e a manutenção de toda a rede de iluminação pública é dever da prefeitura de cada município.
A Companhia é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para o Estado e repassa, todos os meses, a contribuição de iluminação pública arrecadada para a prefeitura de cada município, que tem a responsabilidade de fazer a gestão desse recurso, conforme determina as regras do setor elétrico.
A CIP (Contribuição de Iluminação Pública) tem natureza tributária cobrada única e exclusivamente pela Administração Pública Municipal, cabendo à distribuidora de energia apenas a função de arrecadação e repasse, como ocorre com qualquer tributo incluso na fatura de energia elétrica.
A Equatorial Alagoas orienta que a comunidade entre em contato com a prefeitura do seu município, caso identifique que a iluminação pública de ruas e bairros não esteja funcionando.”
A nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Arapiraca solicitando um posicionamento sobre essa questão. Através da assessoria, a administração municipal informou o seguinte: “A troca de lâmpadas precisa ser solicitada pela população através do Disk Luz 156. A população pode ligar gratuitamente, passar o endereço e número do poste, e as equipes têm até 48h para realizar o reparo”.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222