Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas realizou na última sexta-feira (21) ações de fiscalização na cidade de Arapiraca. Na ocasião, o representante de um hotel e o dono de um bar foram presos em flagrante e levados até a delegacia, após a constatação de irregularidades em ambos os estabelecimentos.
Durante a primeira ação denominada de “Cat Hotel”, foi constatado que um grande hotel da cidade realizou pela segunda vez um procedimento irregular, violando o lacre do medidor de energia, mais conhecido como “relógio”. O estabelecimento já havia sido autuado no mês de abril do ano passado.
Enquanto o consumo deveria registrar em torno de 24.000 kWh/mês estava registrando 2.000 kWh/mês. Segundo informações da área de fiscalização da Equatorial Alagoas, o montante de energia não faturada por mês pelo hotel poderia atender ao consumo de cerca de 160 residências durante o mesmo período.
A segunda ação de fiscalização, aconteceu em um bar localizado no bairro Alto do Cruzeiro, onde foi constatada a violação do medidor de energia por meio da instalação de um aparelho que desliga a medição do consumo sendo acionado via controle remoto. O objeto foi apreendido pela polícia no momento da fiscalização no estabelecimento e o proprietário que também é considerado reincidente foi levado até a delegacia e indiciado pelo crime de estelionato.
O superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, reforça a importância da atuação da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar durante as ações que estão sendo realizadas tanto na capital como no interior do estado, destacando que a empresa está intensificando as fiscalizações não só em residências, mas também em estabelecimentos comerciais para coibir essa prática.
Prática criminosa
A Equatorial Alagoas reforça que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br. Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222