A vacina contra a Influenza H1N1 segue sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arapiraca. Atualmente, a campanha de vacinação está em sua segunda etapa, destinada ao público-alvo composto por idosos e professores.
Gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e profissionais de saúde, que foram o público-alvo da primeira etapa da campanha, e que, por quaisquer motivos, não tomaram a vacina contra a Influenza, ainda podem procurar sua unidade de saúde de referência para regularizar seu cartão de vacinação.
Influenza e Covid-19
Atenção! É muito importante deixar claro que as vacinas para a Influenza e para a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitados.
“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.
É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222