Com as recentes chuvas que atingiram Arapiraca, o acúmulo de água em algumas localidades precisa ser evitado para minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente condutor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
Com o objetivo de alertar os arapiraquenses, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a lista de bairros com maiores incidências de casos notificados de dengue. São eles: Cacimbas, Padre Antônio Lima Neto, Capiatã, Manoel Teles, Olho d`Água dos Cazuzinhas, e Jardim Esperança.
De acordo com o coordenador Municipal de Arboviroses, Júnior Saad, apesar desta época ser comum o número de casos de dengue aumentarem, Arapiraca segue na média esperada. O profissional de saúde reforça a importância de evitar que o mosquito chegue a nascer.
“É importante compartilhar a responsabilidade social de eliminar os criadores do mosquito da dengue. Podemos evitar novas epidemias de dengue, basta evitar que ele nasça”, explicou o coordenador.
Notificações de casos
A Secretaria Municipal de Saúde também fez um alerta sobre a importância da investigação e conclusão laboratorial das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. O diagnóstico desses agravos são ofertados de forma gratuita pelo Laboratório Municipal, desde que haja o encaminhamento fornecido pelo médico das Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca apartir do 8° dia de sintomas.
A investigação laboratorial é uma ferramenta muito importante para a identificação dos sorotipos virais que circulam em cada município, o que ajuda no combate e prevenção
Fonte: Assessoria
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222