Na manhã desta segunda-feira (18), uma ouvinte do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, ligou para a produção e conversou, ao vivo, com os radialistas Marcos Porto e Fabiana Farias, que apresentam o Show de Notícias, juntamente com o também radialista Isve Cavalcante.
A ouvinte relatou que seu esposo, de 65 anos, passou mal, na noite de sábado (16), e como ele apresentava sintomas de coronavírus, foi encaminhado à Unidade Sentinela, que funciona no 3º Centro de Saúde de Arapiraca e está atendendo casos suspeitos de coronavírus.
A mulher relatou que a equipe que atendeu seu esposo colocou balão de oxigênio para ajudá-lo a respirar e tentou encontrar uma vaga de UTI nos hospitais de Arapiraca equipados para atender casos suspeitos da Covid-19 para encaminhá-lo à internação, mas não encontrou vaga a tempo, seu esposo acabou morrendo. Ele fazia parte do grupo de risco para contaminação por coronavírus.
A mulher disse que foi feito o teste rápido para Covid-19 em seu esposo e o resultado foi negativo. Sendo assim, ela reclamou da forma como foi feito o sepultamento do seu esposo, tudo muito rápido e sem a presença da família.
Em resposta à reclamação da ouvinte do Show de Notícias, a Prefeitura de Arapiraca nos enviou uma nota esclarecendo a morte do paciente na Unidade Sentinela.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o óbito registrado na noite do último sábado (16) na Unidade Sentinela de Arapiraca, é considerado suspeito de Covid-19, tendo seu funeral e sepultamento seguido procedimento padrão nesses casos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 65 anos, residente do bairro Itapoã. O paciente foi atendido pela equipe de plantão e, após avaliação médica, foi constatada a necessidade de internação hospitalar.
Entretanto, apesar de todo o esforço da equipe em contatar a regulação estadual para disponibilização de um leito para transferência, não obteve resposta em tempo hábil e, infelizmente, o paciente evoluiu para óbito.
Todas as medidas pertinentes ao caso foram adotadas pela equipe da Unidade Sentinela de Arapiraca, desde a assistência médica, coleta de amostra para exame laboratorial, manejo do corpo com as normas de biossegurança, até a orientação da família sobre o velório e sepultamento.
A Prefeitura de Arapiraca se solidariza com a dor dos familiares e reforça e lamenta a falta de celeridade por parte do Governo do Estado em disponibilizar um leito para o paciente arapiraquense.”
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222