Desde o dia 23 de abril, quando o prefeito Rogério Teófilo assinou Decreto Municipal que dispõe sobre a prorrogação de medidas para o enfrentamento da Covid-19 e novas providências, estabeleceu as responsabilidades das agências e correspondentes bancários e cooperativas de créditos. Ao mesmo tempo, organizou ações para oferecer mais conforto e segurança à população.
A administração implementou ações para oferecer mais conforto à população, como as tendas, com cadeiras, que foram montadas em frente à agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Rio Branco, no centro da cidade.
Dentre as responsabilidades descritas no artigo 9º, obrigações que condicionam a continuação da atividade. Afastamento, sem prejuízo de salário para funcionário pertencentes ao grupo de risco, tais como pessoas acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.
Adoção de medidas internas, especialmente às relacionadas à saúde do trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. E também procedimentos e estratégias de atendimento ao público, organização dos espaços, sanitização e higienização, além de ações educativas para a população.
Estrutura de apoio
Observando o registro de maior movimentação nas agências bancárias, em especial na Caixa Econômica Federal, neste período de pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, a Prefeitura realiza ações educativas para usuários e colaboradores das agências.
E, a fim de evitar a contaminação por coronavírus, oferecer mais conforto e segurança à população, ainda montou uma estrutura com quatro tendas, 150 cadeiras e quatro sanitários químicos, na área que foi interditada pela SMTT, na Avenida Rio Branco, no Centro.
A ação vem sendo acompanhada por equipes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, SMTT, seguranças municipais e Procon, com o acompanhamento e parceria do Ministério Público Estadual.
“A iniciativa da interdição da área e instalação da estrutura de apoio, visa reduz o número de pessoas que ficam em pé na fila para o atendimento bancário, proporcionando mais conforto e segurança. Além disso, estamos orientando os clientes para a utilização de máscaras, manter o distanciamento e às medidas de higiene”, explicou Zélia Azevedo, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Decreto
Todas as medidas referentes às responsabilidades das agências bancárias, correspondentes bancários e cooperativas de créditos, estão descritas no edital, publicado no link: https://arapiraca.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2020/04/DECRETON.2.643DE23_compressed1.pdf
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222