25/07/2023 16:45:30
Arapiraca
Proprietário de fábrica de fraldas é levado até delegacia por fraudar medidor de energia
Operação “Gato de fraldas” foi desencadeada na última semana pela Polícia Militar com apoio da Equatorial
assessoriaOperação da Equatorial
Redação com assessoria

Uma ação conjunta, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, resultou na prisão do responsável por uma fábrica de fraldas localizada no Distrito Industrial do município de Arapiraca. Durante a operação, denominada “gato de fraldas”, foi constatada uma fraude no medidor de energia elétrica e o proprietário pela unidade consumidora foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos, onde foram realizados os trâmites legais.

Segundo informações da equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o medidor que apresentava os lacres adulterados já havia sido substituído em fevereiro desde ano, devido a um suposto furto do aparelho. A Equatorial estima uma perda de mais de 170.000 kWh, energia suficiente para atender mais de mil residências durante um mês inteiro.

O medidor adulterado foi retirado, lacrado e levado para aferição em laboratório atestado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e na ocasião um novo medidor foi instalado no local.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

Como denunciar?

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: al.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.