12/03/2020 11:53:33
Arapiraca
Secretário de Saúde de Alagoas fala sobre o Mutirão de Cirurgias em Arapiraca
Alexandre Ayres disse que a meta é operar 5 mil alagoanos até o próximo mês de junho; ele também falou sobre o novo Coronavírus
Davi SalsaAlexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde de Alagoas, fala sobre o Mutirão de Cirurgias em Arapiraca
Flaviana Costa, com Mitchel Torquato

Na manhã desta quinta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, conversou com a imprensa arapiraquense sobre o Mutirão de Cirurgias que a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU/AL) está promovendo no Parque Ceci Cunha, no Centro da cidade de Arapiraca.

A entrevista coletiva aconteceu no local do Mutirão, que começou ontem, quarta-feira (11), e terminada nesta sexta-feira (13). Alexandre Ayres disse que é gratificante ver a felicidade das pessoas que estão tendo acesso aos serviços de saúde de forma rápida e eficiente, o que é um direito do cidadão.

O Mutirão de Cirurgias em Arapiraca está disponibilizando cirurgias para a retirada do útero (no caso de miomas), retirada da vesícula (pedra na vesícula) e a cirurgia de hérnia. As mais procuradas são as de vesícula e hérnia.

Alexandre Ayres destacou que o Mutirão de Cirurgias foi um sucesso em Maceió e está repetindo o sucesso nesta primeira etapa no interior de Alagoas. “Nós sabíamos que o programa traria grandes benefícios para a cidade de Arapiraca e região do Agreste. A estrutura está muito bem montada, aqui as pessoas são atendidas, fazem os exames necessários e passam pelo médico. Se realmente houver a necessidade de cirurgia, as pessoas saem daqui já com as cirurgias agendadas”, enfatizou.

O secretário explicou que as cirurgias agendadas para as mulheres serão realizadas no Hospital da Mulher, em Maceió, e as dos homens serão realizadas no Hospital de Emergências do Agreste (HEA), em Arapiraca. “Nós ainda vamos fazer mutirões de cirurgias no Sertão e na região Norte do estado, além de mais uma na região metropolitana de Maceió. Todos os mutirões devem acontecer até junho. A nossa meta é operar 5 mil alagoanos que precisam de cirurgias de hérnia, pedra na vesícula e miomas até o próximo mês de junho”, destacou Ayres.

De acordo com a coordenadora do Mutirão de Cirurgias em Arapiraca, Geonice Peixoto, que é assistente técnica da SESAU, somente ontem, primeiro dia do mutirão, foram atendidas 338 pessoas e 233 cirurgias foram agendadas. Dentre as pessoas atendidas foram 144 mulheres, 79 homens e 10 crianças.

O Mutirão de Cirurgias em Arapiraca segue até amanhã, sexta-feira (13).

Coronavírus

Alexandre Ayres também falou sobre o novo Coronavírus, que já chegou a Alagoas com um caso registrado e nove suspeitos. Segundo ele, a população pode seguir sua rotina normal, mas deve tomar os cuidados necessários para se prevenir do coronavírus e assim também vai estar se protegendo de muitas outras doenças. O secretário garantiu que as unidades de saúde do Estado estão preparadas para receber os casos suspeitos e cuidar dos possíveis casos que vierem a se confirmar.

O repórter Mitchel Torquato, do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, entrevistou o secretário Alexandre Aires durante a coletiva de imprensa. Acompanhe no vídeo: 

Fotos e vídeo: Flaviana Costa/Diário Arapiraca

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.