Um terreno baldio está servindo como lixão na Rua José Barbosa Leão, próximo ao local onde funciona uma feira livre, no bairro Primavera, em Arapiraca. O radialista Antônio Guimarães, repórter do Programa Canal 96, da Rádio 96 Fm Arapiraca, esteve no local, na tarde de ontem, terça-feira (06), e conversou com moradores.
Dona Cidinha disse que há sete anos existe esse lixão no local. “Vem gente do bairro inteiro jogar lixo aqui. Jogam de tudo, tem sofá velho, material de metal, móveis, resto de construção, tem até animais mortos aqui. Por causa do lixo, tem muitos insetos, mosquitos, moscas e um mau cheiro insuportável. Ninguém aguenta ficar perto dessa montanha de lixo”, reclamou.
Outra moradora, identificada como Leidijane, disse que há sete anos vem reclamando com a Prefeitura de Arapiraca e ninguém faz nada. “A Prefeitura vem, eles tiram fotos, medem o local, dizem que irão falar com alguém para resolver, com a Câmara, mas nada é resolvido.Tem um Eco Ponto aqui, tem o Cras aqui vizinho e, mesmo assim, a Prefeitura não resolve o problema”, destacou a moradora, enfatizando que eles tentam conversar com as pessoas para que não joguem lixo no local, mas não adianta.
Ouça a reportagem completa: https://diarioarapiraca.com.br/podcast/terreno-baldio-e-transformado-em-lixao-no-bairro-primavera-em-arapiraca/188
Há sete anos, o lixão incomoda moradores da Rua José Barbosa Leão, no bairro Primavera, em Arapiraca / Foto: José Oliveira/Rádio 96 Fm Arapiraca
A nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Arapiraca pedindo um posicionamento sobre a reivindicação dos moradores em relação à montanha de lixo. A assessoria nos enviou uma nota dizendo que as equipes atuam diariamente recolhendo lixo em toda a cidade, porém, a manutenção dos terrenos é responsabilidade de seus proprietários, que devem cercar para impedir esse tipo de crime.
Confira a nota:
“Todos os dias as equipes seguem recolhendo lixo pela cidade. O Município tem intensificado o combate à esse tipo de crime ambiental, que prevê multa, que pode chegar até R$1.500,00, para quem for flagrado descantando lixo de forma irregular.
A manutenção dos terrenos é responsabilidade de seus proprietários, que devem cercar para impedir esse tipo de crime. A demanda foi encaminhada para a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e uma equipe de fiscalização deve ir ao local.
É importante lembrar que a Prefeitura de Arapiraca disponibiliza três ecopontos para o recebimento gratuito de entulho, podas e materiais volumosos, como sofás, geladeiras, peneis. Tais ecopontos funcionam nos bairros Primavera, Nova Esperança e Cavaco.
A população que quiser denunciar o descarte irregular pode utilizar os canais de atendimento da Prefeitura, através do WhatsApp (82) 99991-1941 ou o email [email protected].”
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222