20/05/2021 15:21:47
Arapiraca
Vereadores querem ouvir secretária de saúde de Arapiraca sobre ações na pandemia
O convite foi formalizado na sessão ordinária da Casa Herbene Melo, na última terça-feira (18)
Assessoria
Redação com Assessoria

 A Câmara Municipal de Arapiraca pretende ouvir os esclarecimentos da Secretária de Saúde, Luciana Fonseca, na próxima semana. O convite foi formalizado na sessão ordinária da Casa Herbene Melo, na última terça-feira (18), e a gestora deve responder aos questionamentos dos vereadores sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 no município, na próxima semana ou agendar outra data em comum acordo com o Legislativo.

Na mesma sessão, os vereadores arapiraquenses aprovaram requerimento convidando a presidente do Instituto Municipal de Previdência Social (IMPREV), Cida Bento, para fazer uma explanação sobre a atual situação do órgão no âmbito da Previdência. A data proposta para as oitivas é a próxima terça-feira (25), sendo a audiência com a secretária Luciana Fonseca marcada para as 10h e com a superintendente Cida Bento para as 14 horas, na sede do Legislativo.

Os requerimentos das convocações das gestoras municipais foram assinados pelos vereadores Thiago ML (presidente da Casa), Dr. Fábio, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Adriana Targino, Márcio Marques, Fabiano Leão e Ginaldo Muniz (Bicudo). Os vereadores querem acompanhar o desenvolvimento da contaminação e da aplicação das vacinas em tempo real, para ajudar na busca de providências, quando necessário.

Na discursão do requerimento, os propositores destacaram a importância da ida da Secretária Municipal de Saúde, para que ela preste esclarecimentos acerca dos recursos destinados para o combate ao Covid-19 em Arapiraca. Segundo os vereadores, o Legislativo tem o dever de acompanhar a destinação dos recursos e o gestor, por sua vez, deve trazer as informações que estão sendo solicitadas pelos representantes do povo.

"É muito bom que a Secretária possa vim explanar para a população e para os nobres vereadores desta Casa Legislativa, já que a gente não consegue ver a transparência dos investimentos e ações como um todo dentro da gestão da Saúde em Arapiraca. Convocamos também a superintendente do IMPREV para apresentar os dados que comprovem a destinação de recursos no âmbito municipal. Estamos fazendo o nosso papel”, destaca o vereador Fabiano Leão, um dos interessados nestas prestações de contas.

Fabiano explica que isso não serve só para os vereadores, como fiscalizadores, mas para a população perceber o que realmente está sendo feito e de que forma estão sendo empregados os recursos, além da logística e agendamento das vacinas contra a Covid-19 em Arapiraca. Por sua vez, o presidente Thiago ML justifica a convocação da Secretária de Saúde para trazer o ‘Raio-X’ da situação de tudo que foi e está sendo aplicado no município diante da pandemia mundial de coronavírus.

"Nós estamos dando uma oportunidade ao Poder Executivo mostrar que recebeu o valor “X” para o enfrentamento a Covid-19 e que realmente investiu estes recursos nesse enfrentamento à pandemia que já fez milhares e milhares de vítimas em todo o Brasil. E que nessa audiência, a Secretária de Saúde ou algum representante da pasta possa trazer os números e dados oficiais para evitar especulações", disse o presidente da Casa, vereador Thiago ML.

O parlamentar ainda lembra que a impressa nacional vem mostrando a farra que muitos prefeitos e governadores estão fazendo com o dinheiro do Covid-19 e espera que a gestão da saúde de Arapiraca esteja sendo feita com responsabilidade, a partir dos dados que a secretaria apresentará na audiência que está agendada para a próxima terça-feira (25) a partir das 10h da manhã na Sede do Legislativo.

"O objetivo da audiência é dar oportunidade e nos antecipando. Ao invés de estarmos aqui criticando ou relatando que a gestão teria gastou isso ou aquilo de forma errada ou por ouvir dizer. Pelo o contrário, nós estamos convocando a Secretária Municipal de Saúde para que ela traga e comprove os dados oficiais e esperamos que ela mostre realmente o que foi gasto, quantidade que foi comprado, onde foi comprado, em que patamar está a vacinação na cidade, entre outros detalhes que serão indagados pelos demais pares. E aí, a população vai estar atenta a essas informações", disse o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca.

Procurada pela redação, a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca informou, nesta quarta-feira (19), que ainda não tinha sido informada oficialmente sobre a convocação da Secretária de Saúde e da Superintendente do IMPREV.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.