18/08/2021 11:09:12
Arapiraca
Árvores atingem rede elétrica no Bom Jardim e moradores cobram serviço de poda
Morador disse que fica um empurra-empurra entre Prefeitura e Equatorial, mas responsabilidade é do município
Cortesia ao Diário Arapiraca
Laís Pita

Atualizada às 11h52

Um jovem com o nome de Lucas, morador do Povoado Bom Jardim, na zona rural de Arapiraca, entrou em contato com o Diário, na manhã desta quarta-feira (18), por conta das quedas de energia - especialmente nos últimos dias - provocadas por árvores na rede elétrica.

Em contato com a equipe de Serviços Públicos da Prefeitura, Lucas foi informado que a poda de árvores na rede elétrica é de responsabilidade da Equatorial. Mas quando ele entra em contato com a Equatorial a empresa diz que o serviço em questão é responsabilidade da Prefeitura de Arapiraca.

"Parte do Povoado fica nessa situação dos disjuntores do quadro de força acionando e e desligando tudo. Além do risco de curtos em ambiente doméstico, danificando equipamentos e causando prejuízos econômicos aos moradores", disse. "As árvores estão junto às cercas das propriedades, o que pode ocasionar descargas elétricas nos moradores e trabalhadores, quem vai assumir essa culpa?", questionou o morador. 

A partir disso o Diário entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial, que confirmou: o serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município. "Se a prefeitura identificar que não é possível realizar o serviço por questões de segurança para seus colaboradores e/ou população, pelo fato dos galhos estarem muito próximos ou tocando a rede elétrica, ela deve comunicar a distribuidora para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda", informaram. 

Em resumo, quando é preciso apoio da distribuidora a Prefeitura que tem que solicitar. Por isso que nas ligações feitas por Lucas e seus familiares eles são informados que a responsabilidade é da Prefeitura, que não é necessariamente da poda, mas do contato com a Equatorial.

Perto de meio-dia a Prefeitura respondeu que a "A Secretaria Municipal de Serviços Públicos encaminhará um técnico no local para averiguar se há ou não a necessidade de solicitar, junto a Equatorial, o desligamento da linha de alta tensão para a poda da árvore. As equipes não poderão executar a poda caso a árvore esteja energizada."

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.