Ainda não foi dessa vez que o vôlei feminino do Brasil saiu da fila no Campeonato Mundial. Neste sábado, em Apeldoorn, na Holanda, a equipe treinada por José Roberto Guimarães não fez frente à favorita Sérvia e perdeu a final por 3 sets a 0, parciais de parciais de 26-24, 25-22 e 25-17.
Apesar do equilíbrio nos dois primeiros sets, a maior qualidade das agora bicampeões mundiais ficou evidente durante a partida. O bloqueio foi uma virtude das europeias.
Pelo lado brasileiro, o fato de a seleção chegar sempre ao final dos sets atrás no placar, sob pressão, pesou. Erros de ataque aconteceram nos momentos decisivos do primeiro e do segundo set. O que facilitou para a Sérvia a tarefa de fechar aos 25 pontos.
No terceiro, a Sérvia encontrou mais facilidades para virar as bolas. Chegou a estar vencendo por 15 a 8. A essa altura, só administrou a vantagem para ficar com o título.
Esse é o quarto vice-campeonato do Brasil na competição que é a segunda mais importante do calendário, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Antes, a seleção feminina bateu na trave em 1994, 2006 e 2010. O jejum contrasta com o fato de o vôlei feminino do país ser o segundo com mais medalhas de ouro em Olimpíadas, atrás apenas da União Soviética/Rússia.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222