Nesta quinta-feira (04), aconteceu uma reunião entre a CBF, federações e representantes dos 20 clubes da Série A e os 20 da Série B para debater sobre o calendário do próximo ano, que será atípico, em virtude da Copa do Mundo no fim da temporada. Segundo a reportagem da TNT Sports, a Série A do Campeonato Brasileiro começaria no dia 10 de abril e terminaria em 13 de novembro, um dia antes da data limite para os clubes liberarem seus jogadores para a Copa do Mundo de 2022.
A Copa do Brasil teria seu início marcado para 23 de fevereiro e só terminaria em 19 de outubro, enquanto a Série B do Brasileirão iria de 9 de abril até 5 de novembro, em período bem similar ao da primeira divisão nacional. Já a Copa Libertadores deve começar em 23 de fevereiro, tendo fim em 29 de outubro.
Os campeonatos Estaduais estão previstos para começar em 26 de janeiro. No entanto, o Flamengo propôs que esse início fosse antecipado para 15 de janeiro, visando liberar conflitos de Data Fifa. A entidade irá analisar o pedido, que foi visto com bons olhos também por outras equipes. Contudo, nos bastidores se acredita que seja quase impossível mudarem o desenho já colocado em pauta.
Existe também a possibilidade de mudar o período de inscrição dos jogadores nas competições nacionais. Em vez de haver uma data limite para registrar atletas, a ideia proposta é de que os jogadores fossem inscritos somente durante as janelas de transferências, assim como acontece na Europa. No entanto, o martelo ainda não foi batido sobre essa decisão, e ainda é apenas uma possibilidade.
O calendário brasileiro começa a voltar a se normalizar, já que os calendários de 2020 e 2021 foram afetados pelas pausas por conta da pandemia mundial de coronavírus, que começa a diminuir conforme o aumento da vacinação. Recentemente, alguns estádios do Brasil já voltaram até mesmo a receber 100% de sua capacidade total de público.
Fonte: TNT Sports
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222