Cinco seleções sem derrotas na primeira fase da Copa do Mundo é o menor número em todas as edições com 32 participantes. Há quatro anos, na Rússia, nove seleções completaram seus grupos com 100% de aproveitamento. O número cai quase pela metade. Na época, Uruguai, Espanha, Portugal, França, Dinamarca, Brasil, Suíça, Croácia e Bélgica fecharam suas chaves sem perder.
Destas, Uruguai, Croácia e Bélgica ganharam os três jogos. Só em 1958, 1962 e 1994 não houve nenhuma campeã de grupo com 100% de aproveitamento. Esta é a quarta edição em que isto ocorre.
Só em 1994, a Copa do Mundo teve sua fase inicial terminada com tão poucos invictos. Nos Estados Unidos, 28 anos atrás, apenas o Brasil, a Suécia, a Alemanha e a Espanha não perderam. O Brasil foi o campeão.
Quatro vezes o campeão mundial levantou o troféu tendo um tropeço no meio do caminho. Aconteceu com a Alemanha, de 1954, derrotada por 8 x 3 pela Hungria, a própria Alemanha, que caiu por 1 x 0 para os alemães orientais em 1974, a Argentina, que perdeu da Itália por 1 x 0 em seu terceiro jogo de 1978, e a Espanha, única campeã a estrear com derrota, contra a Suíça, em 2010.
Como se percebe, nunca aconteceu com o Brasil, perder e ser campeão. A definição de Tite foi um pouco diferente do chavão "perdeu na hora certa." Com outras palavras, Tite tentou o alerta para seus jogadores: "A Copa não dá segunda chance. Desta vez, ela nos deu."
O Mundial das zebras ainda parece mais propenso a ter como campeão uma das forças tradicionais, Argentina, Brasil, França, Espanha, Holanda ou Inglaterra. Veja que o que se chama hoje de tradição não era igual há trinta anos. Franceses e espanhóis não estavam no grupo "sempre os mesmos" antes mesmo de Zidane dar o título ao time da casa, em 1998. Lembre-se de que a França não disputou as Copas de 1990 e 1994, desclassificada nas eliminatórias.
Mudou. Por mais que seja provável o troféu para um dos que têm tradição, por vezes parece Mundial de Juniores, que teve Ucrânia e Sérvia vencedoras e Venezuela vice nos últimos dez anos.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222