Este domingo, Dia das Mães, em 12 de maio de 2024, é para ser esquecido pelos torcedores azulinos. Em mais um desafio pelo Campeonato Brasileiro da Série C, acreditem, o CSA foi humilhado, massacrado, ao sofrer uma sonora goleada do Athletic, por 5 a 0, em pleno Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 4ª rodada da competição.
E foi necessário apenas um tempo para sair a goleada, pois marcaram os gols para o Athletic: Jonathas (duas vezes, sendo uma de pênalti), Welinton Torrão, Diego Silva e David Braga, todos na 1ª etapa.
O Azulão segue sem vencer na Série C (dois empates e duas derrotas) e agora é o 13º colocado na tabela, com apenas 2 pontinhos. E o time mineiro segue líder absoluto, com 12 pontos.
O próximo embate azulino será no sábado (18) que vem, às 17 horas, contra o Sampaio Correa, também no Rei Pelé. E os mineiros vão encarar a Aparecidense, na Arena Sicredi, na segunda-feira (20), às 20 horas. Ambos os confrontos são pela 5ª rodada.
1º Tempo
Na primeira chance do CSA, a melhor do jogo até os 9 minutos, Raphinha desceu em velocidade pela direita, levantou a bola na segunda trave, Gustavo Xuxa surgiu livre de marcação, mas cabeceou fraco para a defesa de Glauco.
Apesar de o CSA dominar as ações, na primeira chegada do Athletic, veio o gol do time mineiro, aos 12 minutos. Após cruzamento de Yuri Silva, pela esquerda, Welinton Torrão fechou bem no segundo pau, tocou rasteiro e tirou de Thomazella, abrindo o placar: 1 a 0.
E o segundo gol veio rápido, apenas 5 minutos após o primeiro. Aos 16min, Paul Villero tabelou com Yuri Silva, foi à linha de fundo e cruzou para o meio da área. A bola bateu no braço de Wellington Carvalho e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança de Jonathas, ele deslocou Thomazella e ampliou: 2 a 0.
Depois dos gols relâmpagos, o CSA estava perdido em campo, o lado esquerdo do time estava uma verdadeira avenida. E a torcida, que foi em pequeno número ao jogo, começou a ficar na bronca e a vaiar a equipe azulina.
Aos 20min, o time mineiro tentou, quando Paul Villero bateu um escanteio para trás, Yuri Silva ajeitou e devolveu para ele, que tentou passar por Wellington Carvalho, mas saiu com bola e tudo.
Quem pensou que o Athletic daria um alívio nas jogadas, se enganou. Com os jogadores batendo cabeça no CSA, completamente fora de sintonia, veio o terceiro gol, aos 31 minutos. Em um contra-ataque rápido, Paul Villero recebeu a bola e recuou para Yuri Silva, que rolou para Diego Silva acertar um belo chute, no ângulo de Thomazella: 3 a 0.
Depois do terceiro gol, torcedores azulinos começaram a deixar o Rei Pelé, sem acreditar no que viam, e uns passaram a gritar "Olé! Olé!". E tinha espaço para mais gols. Aos 40 minutos, Jonathas recebeu o passe de Diego Fumaça dentro da área azulina, deu um drible em Wellington Carvalho e guardou no canto direito de Thomazella: 4 a 0.
E não percam as contas! O quinto gol do Esquadrão surgiu aos 42 minutos, quando Diego Fumaça lançou para Welinton Torrão, na linha de fundo, e ele cruzou para trás. David Braga apareceu no meio da defesa e só fez tocar para fazer o quinto: 5 a 0.
O árbitro deu apenas 1 minutos de acréscimo e aos 46 minutos, a 1ª etapa foi encerrada, com a goleada de 5 a 0 sobre o CSA, e as vaias comendo soltas por parte dos torcedores azulinos.
2º Tempo
O CSA voltou para o segundo tempo com duas mudanças, mas parece que de nada adiantaram, pois ninguém acertava o pé. No minuto 4, em tentativa azulina, Juninho Valoura levantou na segunda trave, Gustavo Xuxa tocou de cabeça para o meio da área e Iury Tanque finalizou, mas foi fraco e Glauco ficou com a redonda.
Aos 8', em cobrança de escanteio, Dal Pian mandou a bola para Juninho Valoura, que tentou o recuo e acabou sendo o protagonista de um lance horroroso no Rei Pelé. Com ironia, os torcedores que ainda resistiam no estádio, aplaudiram a jogada bizarra.
Aos 13 minutos, em outra tentativa do Azulão, Juninho Valoura cobrou um escanteio, Matheus Santos tentou cabecear, Pedro Favela girou e bateu forte, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.
O tempo passava dos 20 minutos e mais substituições foram feitas pelos respectivos treinadores, em suas equipes. O Athletic estava tranquilíssimo, enquanto o Azulão não conseguia se ajustar, mesmo com as mudanças.
Aos 28min, em mais uma tentativa do CSA, Valoura mandou a pelota na segunda trave, Bruno Cardoso ajeitou para o meio da área, Pedro Favela cabeceou para o gol e Edson salvou em cima da linha, evitando o primeiro gol azulino.
O jogo passava dos 35 minutos e nada de o Azulão reagir, nem mesmo com todas as alterações na equipe, feitas pelo técnico Cristian de Souza. Aos 38min, Juninho Valoura teve uma cobrança de falta. Ele mandou para a segunda trave, a bola passou por cima de Matheus Santos, que não conseguiu cabecear.
Aos 41 min, em uma última tentativa azulina, Raphinha aproveitou o cruzamento na área do Athletic, bateu bem de perna direita e a bola carimbou a trave esquerda de Glauco. No rebote, o lateral do Azulão chutou, mas em cima da defesa e ganhou só o escanteio.
Com os 4 minutos de acréscimos, o árbitro assinalou o final da partida, aos 49 minutos, com a goleada, um verdadeiro chocolate sobre o CSA sacramentados: 5 a 0.
Ficha Técnica
CSA - Thomazella; Raphinha, Wellington Carvalho (Biazus), Matheus Santos e Bruno Cardoso; Pedro Favela, Dal Pian (Richard), Juninho Valoura e Gustavo Xuxa (Jean Cleber); Marquinhos (Vitor Leque) e Iury Tanque (Roger). Técnico: Cristian de Souza.
Athletic - Glauco; Ynaiã (Douglas Pelé), Danilo, Edson e Yuri; Diego Fumaça, Djalma (Robinho) e David Braga; Welinton Torrão (Geovane), Paul Villero (Rafael Conceição) e Jonathas. Técnico: Roger Silva.
Árbitro - José Henrique de Azevedo Junior (CBF/MA).
Assistentes - Elson Araújo da Silva (CBF/MA) e Ivanildo Gonçalves da Silva (CBF/MA).
Quarto árbitro - Wiomar Santana de Oliveira (CBF/AL).
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222