16/08/2022 15:45:55
Esporte
Fifa anula 'clássico da Anvisa' e pune Brasil e Argentina; CBF leva multa
Confederação brasileira já havia apontado o cancelamento da partida, que deveria ter acontecido em setembro do ano passado
ReproduçãoCom a decisão, a CBF agora tenta fechar os últimos amistosos antes da Copa do Mundo
Redação

A Fifa confirmou, nesta terça-feira (16), o cancelamento da partida entre Brasil e Argentina, que seria realizada em setembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. A decisão acontece em comum acordo com as duas confederações, que retiraram seus recursos da Corte Arbitral do Esporte (CAS). A CBF e a AFA pediam os pontos do confronto.

Esse clássico é o que seria disputado no dia 5 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em São Paulo. O jogo foi interrompido no início, quando agentes da Anvisa invadiram o gramado do estádio do Corinthians para deter jogadores argentinos que haviam violado regras sanitárias do Brasil.

No caso do Brasil, a multa é de 300 mil francos suíços (R$ 1,624 milhão). Os argentinos pagarão metade desse valor, ou seja, R$ 812 mil. A AFA divulgou que 25% da multa será doada à OMS (Organização Mundial da Saúde) em apoio aos esforços para combater a pandemia de Covid-19.

O confronto influenciaria em nada o resultado das Eliminatórias. A seleção brasileira terminou de forma invicta e disparada na frente, com 45 pontos em 17 jogos – seis a mais do que os argentinos.

Na última quinta-feira (11), a CBF já havia confirmado o pedido de cancelamento da partida após solicitação da própria comissão técnica da seleção. A AFA também divulgou comunicado nesta terça divulgando o resultado.

Com a decisão, a CBF agora tenta fechar os últimos amistosos antes da Copa do Mundo. Os dois jogos estão engatilhados para ser realizados na Europa em setembro. Um deles contra a Tunísia e o outro contra a Argélia. As partidas estão previstas para os dias 22 e 27 de setembro.

Fonte: FIFA

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Arapiraca Notícia. Todos os direitos reservados.