Não se tem mais para onde correr. Na noite desta quarta-feira (5), a partir das 21h30, Fortaleza e CRB entram em campo como as duas melhores equipes do Nordeste, dando início à disputa pelo título máximo da região. A primeira da grande final acontece na Arena Castelão, no Ceará, pondo frente a frente duas equipes sedentas pela taça.
O Leão do Pici está atrás do terceiro título da sua história, o que faria com que ele igualasse o maior rival em número de taças, além de se tornar o 2º maior campeão, atrás apenas de Vitória e Bahia.
Já o Galo quer fazer história. Alagoas nunca teve um representante campeão da competição, por isso, há expectativa para que o feito inédito se realize nas próximas duas partidas.
O Fortaleza já conquistou a Copa do Nordeste em duas oportunidades: 2019 e 2022. O CRB tem apenas um vice-campeonato, conquistado em 1994.
Panorama
As campanhas de Fortaleza e CRB foram bem distintas. O Leão teve uma vida complicada durante a fase de grupos e se classificou com uma campanha ruim. Foram apenas duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Um somatório de oito pontos, que serviu para classificar devido ao baixo aproveitamento do grupo. No entanto, o clube cresceu e aplicou goleadas contra Altos e Sport, no mata-mata.
Já o Galo teve uma fase de classificação mais tranquila. Em um dos melhores desempenhos de sua história, o CRB perdeu apenas para o Bahia e somou quatro vitórias, além de três empates. O sufoco foi apenas no mata-mata, onde passou por duas decisões de pênaltis. Nas quartas, tirou o Botafogo-PB. Já nas semis, a vítima foi justamente o Bahia.
FORTALEZA
A expectativa de público para o Castelão é superior a 44 mil pessoas. Só isso é motivo suficiente para o Leão acreditar no título. Porém, fora isso, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem um vasto elenco à disposição. Os desfalques são mínimos e passam pelo Departamento Médico.
Calebe, Marinho e Lucas Sasha estão em processo de recuperação, mas é difícil que o trio esteja disponível para o confronto, assim como aconteceu na vitória contra o Athletico-PR. A dúvida fica por conta do atacante Moisés, que teve uma atuação abaixo, mas ainda disputa vaga de titular.
Vojvoda tem a expectativa pelo retorno do zagueiro Brítez, que será o provável titular ao lado de Titi. Com isso, Cardona e Kuscevic ficam no banco de reservas. No meio-campo há maiores dúvidas. Hércules e Pedro Augusto têm feito a dupla de volantes. No entanto, Zé Welison e Matheus Rosseto também estão na disputa por vaga.
A dúvida fica com a presença do jovem atacante Kervin Andrade, convocado para a seleção venezuelana. Na lateral esquerda, Bruno Pacheco será o titular, pois Felipe Jonathan não está inscrito no Nordestão.
A provável escalação tricolor deve contar com: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules (Zé Welison) e Pochettino; Yago Pikachu, Moisés e Lucero.
CRB
A semana do CRB foi curta. Após a derrota por 4x2 com o time alternativo na Série B do Brasileirão, o técnico Daniel Paulista mudou o foco exclusivamente para a grande decisão. A situação, entretanto, pode ser mais delicada, devido aos problemas relacionados ao setor médico.
O lateral-esquerdo Willian Formiga deve continuar fora, após sofrer uma lesão muscular há duas semanas. Além disso, Jorge não pode atuar, por não ter sido inscrito na Copa do Nordeste. Desta forma, Matheus Ribeiro é o provável titular, improvisado.
No meio-campo, mais problemas. Caio César é outro que pode ficar de fora devido a questões musculares. Por outro lado, Rômulo e João Pedro saíram se queixando de dores, na partida passada, por isso são dúvidas. Caso nenhum dos três esteja disponível, o meio-campo deve ser formado por Lucas Falcão, Lucas Kallyel e Gegê.
Na frente, há o retorno de Léo Pereira pela ponta esquerda. Na direita, Labandeira continua como titular. O CRB deve encarar o Laion com: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Matheus Ribeiro; Falcão, João Pedro (Lucas Kallyel) e Gegê; Labandeira, Léo Pereira e Anselmo Ramon.
Arbitragem
A arbitragem para a decisão também é nordestina. Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (CBF/PE) apita o confronto, com auxílios de Francisco Chaves Bezerra Junior (CBF/PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (CBF/PE). A quarta árbitra será a sergipana Thayslane de Melo Costa (FIFA/SE). Na função de quinto árbitro, estará Renan Aguiar da Costa (CBF/CE).
Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Gilberto Rodrigues Castro Junior (CBF/PE). Seus dois assistentes serão Clovis Amaral da Silva (CBF/PE) e Diego Pombo Lopez (VAR-FIFA/SE).
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222