A Holanda venceu Senegal, por 2 a 0, nesta segunda-feira, 21, no estádio Al Thumama, pela primeira rodada do grupo A da Copa do Mundo de 2022. Os gols holandeses foram marcados por Cody Gakpo e Davy Klaassen, já na reta final.
Depois do Equador bater o Catar na estreia, Senegal e Holanda entraram em campo já sabendo o que seria necessário para se colocar bem na chave. Dentro de campo, o equilíbrio foi a tônica, que se demonstrou nos minutos iniciais, com ataque para ambos lados e um jogo aberto.
Durante o primeiro tempo, faltou pontaria para ambos os lados. Apenas 16% dos chutes de Senegal foram na direção do gol, enquanto a Holanda não acertou sequer um chute. Ainda assim, os treinadores Aliou Cissé e Louis van Gaal optaram por não realizar substituições no intervalo e voltaram iguais para o tempo final.
Na segunda etapa, os europeus seguiram sem impor pressão, por grande parte do tempo. Assim, os atuais campeões africanos aproveitaram espaços e chegaram com mais perigo, o que exigiu defesas do goleiro Andries Noppert, em sua estreia pela seleção holandesa.
Porém, já aos 39 minutos do segundo tempo, o meio-campista Frenkie De Jong cruzou para o jovem Cody Gakpo cabecear na saída do arqueiro Edouard Mendy e desempatar o placar. Aproveitando o ímpeto senegalês em busca do empate, Memphis Depay puxou o contra-ataque e finalizou fraco, mas contou com falha do goleiro africano, que espalmou nos pés de Davy Klaassen, que fechou a conta.
Senegal e Holanda voltam a jogar na próxima sexta-feira, 25. Os Leões de Teranga encaram o Catar, sonhando com vitória para “decidir” possível classificação na última rodada, enquanto a Laranja Mecânica enfrenta o Equador, em duelo que valerá a liderança momentânea do grupo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222