A Holanda está de volta às oitavas de final da Copa do Mundo. O time europeu, que ficou de fora do Mundial de 2018, bateu o Catar por 2 a 0, em Al-Khor, e garantiu a classificação em primeiro lugar no Grupo A da competição, com 7 pontos. Gakpo, no primeiro tempo, e De Jong, na etapa final, marcaram os gols dos holandeses na partida.
Com três derrotas em três jogos, a seleção catari teve o pior desempenho de um país-sede em Mundiais e também foi o primeiro anfitrião na história a ser eliminado da Copa do Mundo depois de apenas duas partidas, consequentemente sendo o primeiro a ser lanterna.
Agora, a Holanda espera o segundo lugar do Grupo B, que tem Inglaterra, Estados Unidos, Irã e País de Gales, que duelam no jogo das 16h desta terça (29). O jogo será no sábado (3), às 12h, no estádio Internacional Khalifa.
Van Gaal fez duas trocas em relação ao empate com o Equador na segunda rodada. De Roon e Depay entraram na equipe e Koopmeiners e Bergwijn deixaram o time titular.
A primeira chance foi catari. A defesa holandesa saiu jogando errado e a bola ficou com Al Haydos. O meia bateu de fora, mas o goleiro Noppert ficou com a bola. A resposta dos europeus veio logo na sequência. Blind arrematou de dentro da área, mas Barsham conseguiu fazer a defesa.
Depois do susto inicial, a Holanda voltou a comandar as ações de jogo. Com mais qualidade técnica, os holandeses seguiram pressionando, mas esbarraram na falta de pontaria nos primeiros minutos de jogo.
Aos 14 minutos, De Jong achou Depay dentro da área, mas o camisa 10 da Holanda mandou por cima do gol do Catar. O gol holandês saiu aos 26 minutos, enfim.
Klaasen, Depay e Gakpo triangularam pelo lado esquerdo, bem ao modo “Carrossel Holandês” e a bola sobrou para o último, que chutou no canto do goleiro Barsham. O camisa 8 da Holanda chegou ao seu terceiro gol no Catar — igualando Mbappé e Enner Valencia na artilharia da Copa.
O jogador do PSV, da Holanda, criou mais uma oportunidade para a Holanda. Gakpo recebeu de costas para o gol, dominou de canhota e bateu de direita, mas mandou por cima do gol adversário. No entanto, o árbitro assistente já havia marcado o impedimento.
Já nos acréscimos, Klaasen tocou para Depay, que arriscou da entrada da área, mas mandou longe do gol de Barsham.
As duas equipes voltaram iguais para o segundo tempo da partida. Bastaram quatro minutos para a Holanda marcar mais um gol em Al-Bayt. Klaasen cruzou para Depay, que chutou em cima do goleiro. No rebote, De Jong se antecipou à zaga catari e fez o segundo dos holandeses.
Os holandeses tentavam encaminhar a goleada, mas com a classificação basicamente confirmada, também não faziam muita força para tentarem furar o bloqueio catari. A equipe asiática tentava marcar pela segunda vez na Copa, mas esbarravam na falta de qualidade técnica para transformarem as chances em gols.
O técnico Louis Van Gaal começou a preservar alguns jogadores para as oitavas de final. Berghuis entrou no lugar de Depay e logo marcou o terceiro dos holandeses. Depois de passe de Gakpo, o camisa 11 marcou. No entanto, no VAR, o juiz marcou toque de mão do jogador holandês e anulou o gol.
Aos 28, Dummfries tentou cruzar a bola rasteiro, ela desviou no marcador catari e quase enganou Barsham. O goleiro do Catar conseguiu voltar e fez a defesa, mandando para escanteio.
Praticamente no último lance, Berghuis ajeitou no bico da área e bateu chapado, mas a bola explodiu no travessão, mantendo o 2 a 0 no placar em Al-Khor. Com o resultado garantido e o primeiro também, os holandeses diminuíram ainda mais o ritmo de jogo. Agora, resta esperar o adversário na próxima fase da Copa do Mundo.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222