Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pelo prêmio The Best, da Fifa, nesta segunda-feira, 15. O argentino não esteve presente na cerimônia. Thierry Henry, que apresentou a festa, recebeu o troféu.
A plateia não reagiu bem à premiação. O prêmio engloba as atividades entre janeiro e dezembro de 2023, não incluindo o desempenho na Copa do Mundo do Catar, vencida pela Argentina, em dezembro de 2022.
Entre as mulheres, Aitana Bonmatí, da seleção espanhola e do Barcelona, venceu como melhor jogadora do mundo.
Homenagem a Marta
A brasileira Marta foi homenageada durante a cermiônia do prêmio The Best, como uma das maiores jogadoras da história do futebol.
Seis vezes melhor do mundo, Marta foi laureada como Puskás no The Best e, a partir da próxima edição do prêmio, o gol mais bonito entre as mulheres receberá o "Prêmio Marta". Foi a primeira vez na história da entidade que a homenagem é feita a um atleta em atividade.
Seleção do ano FIFPro - masculino
O brasileiro Vini Júnior não estava entre os finalistas do prêmio individual, mas suas atuações no Real Madrid e na Seleção Brasileira renderam a ele a participação na seleção ideal: Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.
Seleção do ano FIFPro - feminino
A seleção ideal feminina ficou assim: Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood, Olga Carmona; Ella Toone, Aitana Bonmati, Keira Walsh; Lauren James, Sam Kerr, Alex Morgan e Alessia Russo.
A avaliação do eleitorado leva em consideração os feitos de cada um dos atletas no período entre 19 de dezembro de 2022 - um dia após a final da Copa do Mundo, que não foi considerada - e 20 de agosto de 2023.
Gol mais bonito é brasileiro
Guilherme Madruga conquistou o prêmio de melhor gol no The Best. O brasileiro, ex-jogador do Botafogo-SP e anunciado nesta segunda-feira pelo Cuiabá, marcou o gol mais bonito do ano.
Em maio de 2023, no jogo entre Botafogo-SP e Novorizontino, pela Série B do Campeonato Brasileiro, Guilherme Madruga foi responsável por marcar um golaço. Após ganhar a posse da bola no jogo de corpo, ele acertou um lindo chute de bicicleta de fora da área.
Confira as demais premiações:
Melhor técnico - futebol masculino
O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, conquistou o prêmio de melhor treinador do mundo em 2023. O espanhol superou dois italianos na votação: Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atual técnico da seleção da Itália.
Melhor técnico - futebol feminino
Entre as mulheres, Sarina Wiegman, técnica da Inglaterra, foi eleita a melhor treinadora do mundo. Foi a quarta vez que a treinadora holandesa venceu o prêmio, passando Jonatan Giraldez (Barcelona) e Emma Hayes (Chelsea)
Melhor goleiro
O goleiro Éderson, do Manchester City, foi eleito o melhor goleiro da temporada. O titular da Seleção Brasileira competiu com Yassine Bounou (Sevilla/Al-Hilal) e Thibaut Courtois (Real Madrid).
Melhor goleira
Mary Earps foi eleita a melhor goleira do mundo. A inglesa já havia sido nomeada a melhor goleira da Copa do Mundo Feminina, em 2023, vencendo Mackenzie Arnold e Catalina Coll
Fair Play
A Seleção Brasileira ganhou na categoria Fair Play pela ação feita em amistoso contra Guiné, em junho de 2023, pela luta contra o racismo. Na ocasião, os jogadores do Brasil atuaram o primeiro tempo com uniforme negro, em jogo que aconteceu dias depois de Vini Junior ser vítima de racismo na Espanha.
Fifa Fan Award
O papai de Ticiano e torcedor do Colón, da Argentina, Daniel "Toto" Iñiguez, que foi flagrado dando mamadeira ao seu bebê na arquibancada durante o jogo de seu time do coração, levou o prêmio Fifa Fan Award.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222