Xavi Hernández anunciou que não vai seguir como treinador no Barcelona na próxima temporada. Após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal neste sábado, a sétima da equipe em 2023/24, o espanhol, de 44 anos, revelou que tomou a decisão de não cumprir o contrato até o fim. O vínculo atual vai até meio de 2025.
“No dia 30 de junho, não seguirei como treinador do Barça. Creio que a situação merece uma mudança de rumo, de dinâmica(...). Hoje vivi uma das partidas mais duras da minha carreira”, declarou.
Xavi é técnico do Barça desde novembro de 2021, há pouco mais de dois anos, e havia renovado o contrato em setembro do ano passado até o fim da temporada 2024/25.
No entanto, ele se vê sob enorme pressão diante dos resultados recentes, com as eliminações na Supercopa da Espanha e Copa do Rei e a distância para Real Madrid e Girona na briga pelo título do Espanhol. Antes mesmo do anúncio deste sábado, a imprensa espanhola noticiou que o ítalo-brasileiro Thiago Motta, técnico do Bologna, seria alvo da diretoria do Barcelona.
– Pensando nos jogadores, eles vão se libertar, jogamos com muita tensão e pensamos como culé (torcedor do Barça) e homem, o melhor para o clube é sair. Farei o meu melhor nestes meses restantes, ainda podemos fazer uma boa temporada. Esta é a mensagem que gostaria de passar, com a tranquilidade de tomar esta decisão com bom senso, pensando mais no clube do que em mim.
Desde a dura derrota para o Real Madrid na final da Supercopa, a permanência de Xavi tem sido questionada pela imprensa espanhola. O treinador afirmou que havia tomado a decisão há alguns dias e a comunicou ao presidente Joan Laporta.
“De certa forma, me libertei. Não quero ser um entrave. Estarei com o clube sempre. Quero ser uma solução, e acho que agora o melhor a fazer é sair no dia 30 de junho”, reiterou.
– Foi assim que combinamos com o presidente, que é sensacional, vai evoluir, todos estão trabalhando muito na gestão esportiva – afirmou.
Xavi no Barcelona:
122 jogos
75 vitórias
21 empates
26 derrotas
1 título de LaLiga (2022/23)
1 título da Supercopa da Espanha (2022/23)
“É impossível um Ferguson no Barça”
Xavi comunicou sua decisão na reta final da entrevista coletiva deste sábado, que se estendeu ainda mais após o surpreendente anúncio. O treinador não escondeu o desgaste após mais de dois anos no cargo e citou o lendário técnico do Manchester United, Alex Ferguson, como um exemplo impensável no Barcelona.
“Já aconteceu com todos os treinadores que passaram por este clube, é impossível que haja um Ferguson no Barça”, afirmou.
– Temos que mudar os rumos e as dinâmicas, mas isso já não faz sentido. Faço isso com bom senso, e era hora de agir – declarou Xavi, após citar o escocês, que comandou o United por 27 anos.
Xavi chegou ao Barcelona par substituir Ronald Koeman em novembro de 2021. Após um período de transição, ele conquistou a Supercopa da Espanha no início de 2023 e o Campeonato Espanhol em 2022/23. No entanto, não repetiu os bons resultados na atual temporada. E sucumbiu ao desgaste.
“A sensação de ser treinador do Barça é desagradável, cruel, eles te desrespeitam e isso prejudica muito a tua saúde mental”.
– Tenho certeza, mas a energia está diminuindo a ponto de você dizer que não faz sentido continuar. Já decidi há muito tempo, uma coisa é se isso me afeta, mas quando afeta o clube decido que vou sair no dia 30 de junho.
“Esse cargo me faz ficar menos tempo com minha família, eles sofrem com isso e não posso ser tão egoísta, vou descansar e ficar com meus filhos”
Xavi garantiu que não vai rever a decisão caso ganhe a Champions e o Campeonato Espanhol, mesmo que o Barcelona esteja longe dos favoritos nas duas competições. O Barça encara o Napoli nas oitavas de final do torneio continental e é o terceiro colocado em LaLiga, com 44 pontos, a 10 do líder Real Madrid.
E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222